A Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
Por: vanessacb • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.479 Palavras (10 Páginas) • 214 Visualizações
[pic 1]
Atividades Práticas Supervisionadas - ATPS
Administração de Empresas
Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras
5° semestre
ALINE FERREIRA SIQUEIRA DE SOUZA - RA 7060009037
LUCIANA DE ANDRADE EZIDIO – RA 6661424880
THIAGO ROSA DA SILVA – RA 7090578916
VANESSA CRISTINA BARBOSA – RA 6248215836
VANIA CABRAL - RA 6443289434
Prof. Marco Nobre
Limeira/SP - 2015[pic 2][pic 3]
[pic 4]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
ETAPA 01. 3
Estrutura do Ativo 3
Estrutura do Passivo 4
Estrutura de Demonstrações de Resultados 4
Conceitos da Base de Análise 5
Tipos de Balanço 6
Conceitos da Análise Vertical e Horizontal. 6
Demonstrações Financeiras Natura Cosméticos S.A. 7
Analise Vertical e Horizontal do Patrimônio Líquido e Demonstração de Resultado 8
Referências Bibliográficas 15
[pic 5]
INTRODUÇÃO[pic 6]
Nesta atividade iremos aprender a analisar e interpretar a estrutura padrão das demonstrações financeiras, o significado de cada item patrimonial e de resultado dentro desses relatórios.
Analisaremos as demonstrações financeiras da Natura Cosméticos S.A, empresa conceituada em produtos cosméticos, marca que é conhecida por pensar no meio ambiente.
Podemos dizer que as demonstrações financeiras vem se tornando o principal caminho de ligação de informações entre a empresa e o mundo externo, e vem evoluindo cada dia mais, com o objetivo de informar os usuários sobre as mudanças no patrimônio das entidades.
Conheceremos duas técnicas de análise das demonstrações financeiras: Vertical e Horizontal, e os detalhes das demonstrações financeiras, (Balanço Patrimonial e DRE), com resultados apurados.
Resumo: Estrutura das Demonstrações Financeiras.
ETAPA 01 - Estrutura das demonstrações financeiras, Análise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício Análise vertical e Análise Horizontal.
As estruturas financeiras são consideradas importantes por analisar a situação financeira da empresa e normalmente é realizada no período de um ano.
Com o balanço patrimonial podemos analisar a situação da empresa, podemos fazer reservas ou cortar gastos e se prevenir de resultados negativos. O balanço patrimonial deve ser feito de forma rigorosa e é necessário para auxiliar no controle do patrimônio. Balanço patrimonial é divido entre: ativo e passivo.
Estrutura do Ativo
O Ativo representa os bens e direitos que a empresa possui, portanto nele consiste o Ativo Circulante, Realizável à Longo Prazo e o Permanente.
- Ativo Circulante: representa o valor que a empresa irá receber no período de 01 ano. Exemplo: Caixa, Bancos e Aplicações.
- Realizável à Longo Prazo: representa o valor que a empresa irá receber após 01 ano. Exemplo: Créditos de Coligadas e Controladas.
- Permanente: É utilizado nas atividades da empresa com realização lenta, porém estão disponíveis para venda.
Exemplo: Investimentos, Veículos, Móveis e outros.
Para análise do Ativo deve-se observar e levar em conta os recursos de Curto Prazo (Circulante). O Ativo de Curto Prazo é o mais importante porque proporciona mais liquidez e é utilizado para pagamento de despesas e dividas, dentro destas contas as mais relevantes são Duplicatas a Receber e os Estoques.
Estrutura do Passivo
O Passivo representa as dividas e obrigações que a empresa possui.
- Passivo Circulante: dividas que a empresa possui e precisa ser pagas no período de 01 ano. Exp. Fornecedores, Salários, Encargos, etc.
- Exigível à Longo Prazo: Dividas que a empresa possui e ultrapassam 365 dias (1ano). Exemplos: Financiamentos, Impostos Parcelados, etc.
- Patrimônio Líquido: Esses recursos são de propriedade dos sócios e permanecem para uso da empresa. Exp. Capital Social, Recursos de Reservas, etc.
O Passivo também pode conter:
- Recursos de Terceiros (Passivo Circulante) Curto Prazo;
- Exigível Longo Prazo;
- Recursos Próprios: capital integralizado pelos sócios e lucros.
Entre Recursos de Terceiros e Recursos Próprios, é o que define quanto à empresa depende deles. Quanto maior o recurso de terceiro, maior o risco financeiro, pois passa a trabalhar mais para cumprir com suas obrigações.
Estrutura de Demonstrações de Resultados
Ela nos mostra: Receita (Fonte de Recursos), Despesas e Custos (Aplicações de Recursos).
Comparado ao Ativo e Passivo que mostra os saldos das contas, as Demonstrações de Resultados mostra a soma dos valores do período, elas representam o lucro ou prejuízo.
Para isso, somamos as receitas e diminuímos as despesas ou custos, obtendo assim o resultado final.
- Fontes de Recursos
São todas as receitas. Exp. Receita de Vendas, Receitas Financeiras, etc.
- Aplicações de Recursos
São todas as despesas ou custos. Exp. Custo de Produtos Vendidos, Despesas Operacionais, etc.
...