A Evolução do Pensamento em Administração
Por: gustavomlopes • 4/4/2022 • Resenha • 673 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM-UFV)
Disciplina: ADM 631 – Teoria das Organizações (TO)
Professor: Bruno Tavares
Nome do Estudante: Gustavo Matias Lopes
Matrícula UFV: 77831
Sessão 01:
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração - teoria e prática no contexto brasileiro. 2ª Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. p. 45-89
Elementos Textuais
Tema
A Evolução do Pensamento em Administração
Problema
O autor problematiza a evolução histórica da teoria e das práticas em administração, bem como o conhecimento introdutório das principais escolas do pensamento administrativo.
Ideia central ou proposição
O autor pauta os objetivos do capítulo 2 do livro nas seguintes questões:
- Compreender o que são as teorias e sua importância para a prática da administração;
- Identificar práticas seculares humanas ligadas à administração e organização;
- Discutir as condições históricas que impulsionaram o surgimento do campo da administração;
- Descrever as principais contribuições da escola clássica de administração;
- Destacar as principais contribuições e limitações da abordagem comportamental;
- Explicar em que consiste a escola quantitativa da administração;
- Analisar a teoria dos sistemas e discutir sua relevância na atualidade;
- Destacar a contribuição empírica do enfoque contingencial;
- Discutir as tendencias contemporâneas em teoria administrativas e organizacional.
Percebe-se, pela leitura do capítulo 2 da obra em epígrafe, que o autor propõe uma reflexão analítica acerca do pensamento na administração, buscando insites históricos remotos de organizações e técnicas administrativas, destacando a evolução desse ramo científico e as principais correntes teóricas que a caracterizam, além da contribuição que elas trazem para o avanço da administração no campo conceitual e prático.
Propõe-se ainda, o estudo dos principais fatores de influência no surgimento das escolas de pensamento administrativos, o que foi feito a partir do estudo das principais escolas: clássica, comportamental, quantitativa e contingencial.
Nesse ponto observa-se a influência do surgimento do capitalismo e da escola clássica de administração. Em seguida, o impacto da psicologia na escola comportamental. Seguindo, mostra-se como a segunda guerra mundial influenciou a escola quantitativa e por fim, conclui-se que a evolução do pensamento em administração mostra-se relacionada com as condições socioeconômicas que caracterizam uma sociedade em um período determinado. Assim, tem-se uma contínua adaptação às condições históricas no pensamento administrativo.
Por fim, tem-se o apontamento de tendencias contemporâneas da teoria administrativa e organizacional. Observa-se a adoção de um considerável grau de relativismo típico do enfoque contingencial e a crescente contribuição dos estudos voltados para a motivação e a liderança, bem como a abertura das fronteiras organizacionais.
Comentário
O autor, apesar de discorrer brevemente sobre todo o histórico do pensamento administrativo, consegue com clareza, introduzir o tema desde os primeiros sinais do estudo em administração, utilizando do contexto histórico para motivar a adoção e desenvolvimento das principais escolas em administração, demonstrando ainda como as condições temporais influenciaram na formação dessas escolas.
...