A Experiência de Hawthorne
Por: André Naccarato • 16/11/2016 • Trabalho acadêmico • 324 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
A experiência de Hawthorne
Em 1927, Elton Mayo deu início a uma pesquisa que tinha como intuito verificar o nível de produção do funcionário de acordo com a iluminação no local de trabalho.
A experiência deu-se em quatro fases, na primeira delas, os trabalhadores eram submetidos a produzir com diferentes intensidades de iluminação. O resultado esperado não foi obtido, mas notou-se a força do então denominado fator psicológico, onde cada trabalhador reagia de uma forma, de acordo com suas experiências pessoais.
Considerado como algo negativo, o fator psicológico foi visto como algo que deveria ser eliminado do experimento.
Na segunda fase, foram criados dois grupos, um onde as trabalhadoras permaneceriam no método de trabalho constante, e outro onde elas estariam sujeitas à mudanças como períodos de descanso, lanches, reduções na carga horária e etc. Ao final das doze etapas desta segunda fase, notou-se no grupo experimental uma maior vontade de trabalhar, o ambiente tornou-se mais agradável e as trabalhadoras mais unidas, gerando um significativo aumento na produção.
Na terceira fase deixou-se de lado o fator físico para dar espaço às Relações Humanas. A partir das outras fases, a empresa verificou que nada sabia a respeito de seus funcionários e suas necessidades, deu-se início então ao Programa de Entrevistas, onde cada colaborador era entrevistado individualmente, revelando-se então, a existência da Organização Informal dentro da empresa.
Tendo sido observada a existência de tal organização, iniciou-se a quarta fase da experiência, na qual um grupo de funcionários era submetido a um sistema de pagamento de acordo com o nível de produção. Nesta fase percebeu-se que os funcionários se uniam para não modificar seu nível de produção, mesmo que fossem ganhar mais por isso, e não permitiam que outros colegas agissem de forma diferente.
Após a suspensão da experiência por motivos financeiros, conclui-se que o trabalhador liga-se totalmente ao aspecto social, nunca agindo isoladamente, e a forma como isso será administrado é que influenciará diretamente no nível de produção, e não aspectos físicos e fisiológicos.
...