A FILOSOFIA MEMORIA, INCONSCIENTE E OBJETO
Por: Diego Cabral • 18/10/2019 • Dissertação • 284 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
Memória
A memória e o armazenamento de informações e fatos adquiridos através das experiencias vividas pelos seres humanos. Existem duas formas de adquirir e armazenar informações, através da memória de procedimento que é utilizada para armazenar habilidades motores, sensitivas ou intelectuais e a memória declarativa que armazena fatos ou dados recebidos através dos sentidos, raciocínio e criação de ideias e pode ser divindade em memória imediata, de curto e longo prazo.
De acordo com Chaui(2006) e alguns filósofos a memória é a garantia de nossa própria identidade e reúne tudo o que fomos e fizemos a tudo que somos e fazemos.
Inconsciente e objetos
Segundo Carl Gustav Jung (1875-1961), psiquiatra suíço, há uma distinção crucial entre características conscientes e inconscientes da psique: consciência é o que conhecemos e inconsciência é tudo aquilo que ignoramos. "O inconsciente não se identifica simplesmente com o desconhecido; é antes o psíquico desconhecido, ou seja, tudo aquilo que presumivelmente não se distinguiria dos conteúdos psíquicos conhecidos, quando chegasse à consciência."
A inconsciência e responsável pelos processos mentais pelo qual o indivíduo não controla, uma metáfora muito utilizada para compreender o inconsciente é o do iceberg onde a parte submersa, que não conseguimos ver, representa aquilo que não conseguimos entender em nossas mentes, nele conseguiríamos explicar nossos atos falhos, sonhos e nossos esquecimentos, no inconsciente conseguiríamos encontrar também nossos desejos e emoções reprimidas por serem dolorosas ou difíceis de controlar e assim, alocados no inconscientes não obtemos acesso.
O ser humano tem a capacidade de se adaptar e criar de acordo com suas necessidades de sobrevivência e essa capacidade se dá, através da capacidade de observação. Os objetos são tudo que os seres humanos observam para gerar conhecimento, podendo ser, coisas, fatos ou fenômenos.
...