A Filosofia e Ética
Por: YonaraOliveira23 • 25/3/2017 • Trabalho acadêmico • 832 Palavras (4 Páginas) • 293 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
PNAD – BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
FILOSOFIA E ÉTICA
Profa. Beth Furtado
- Considerando seus estudos na Disciplina, responda a questão central da Unidade I: O que é Filosofia?
Resposta:
Filosofia está relacionada ao ato de pensar, de questionar, é uma palavra de origem grega, cujo significado literal é amor à sabedoria. A filosofia estuda problemas essenciais da humanidade, em busca de uma compreensão da realidade e de como o homem se relaciona com o mundo. Os problemas estudados pela filosofia são, basicamente, a existência, o conhecimento, a verdade, os valores morais, a estética, a mente e a linguagem. A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé, e sim na razão.
- Explique em que consiste a atitude filosófica
Resposta:
Podemos dizer que filosofar é ter uma atitude filosófica, ou seja, pensar sobre o que nos acontece, sobre o sentido do que nos acontece ou sobre o significado da vida humana ou da vida biológica como tal. Atitude filosófica é uma atitude crítica e criativa frente à realidade posta pelo mundo. A atitude filosófica é crítica porque o ser humano tomado por tal atitude dúvida das verdades estabelecidas pela sociedade. E a partir dos problemas que o indivíduo se conscientiza, ele constrói novos mundos, por isso criativa. É uma filosofia que quebra com o nosso saber prático do dia a dia, e que nem sempre nos agrada, pois à primeira vista parece ser perda de tempo ou incômodo exagerado com as coisas, deixando-nos, quem sabe, angustiados demais, para além do conveniente. Atitude filosófica tem como finalidade manter a vida, porque ela constrói mundos para resolver os problemas que toca a vida humana.
- Qual a comparação que podemos fazer entre a Filosofia e a Ciência Moderna?
Resposta:
A raiz da ciência é incorporada na filosofia, ou seja, o primeiro conhecimento objetivo, neutro e universal da realidade teve como base os ideais filosóficos como a razão, é do mesmo valor, os dois conceitos se equivalem. Somente nos moldes contemporâneos é que foi estabelecida uma distinção entre a filosofia e ciência. A ciência moderna nasce e se consolida como o conhecimento da realidade a partir do estudo das partes e enquanto estudo do “como” da realidade, a filosofia por sua vez tem como característica a pretensão de conhecer o todo como tal, o estudo dos “porquês”.
- Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
Resposta:
O senso comum é o tipo de conhecimento transmitido de geração em geração, relacionado ao meio social, não é amplo e nem abrangente, é baseado em experiências cotidianas absorvendo costumes, tradições, religiões e éticas. A filosofia tem como predicado a busca pelo conhecimento, pela razão, o porquê de tudo, a evolução racional da forma de pensar, diferente do senso comum que não precisa de explicações científicas e de comprovações exatas.
- Como você construiria, em termos da realidade atual, a Alegoria da Caverna de Platão.
Resposta:
Na Alegoria da Caverna de Platão, alguns homens vivem presos ao seu mundo de ideias e ao seu mundo de incertezas. Até que um dia, um consegue sair e ver o mundo como ele realmente é “Encanta-se, tem a felicidade de ver as próprias coisas, descobrindo que estivera prisioneiro a vida toda e que em sua prisão vira apenas sombras”. Fazendo alegoria aos dias de hoje, o homem estar preso a conceitos previamente ditos como certos, e não busca questionar, pois o que ele já sabe o satisfaz, e o mesmo não vê nenhuma necessidade de mudar. Ao contrario de pessoas que buscam sair do acomodamento e buscar novas ideias.
...