A Filosofia e Ética
Por: Orionan • 8/12/2018 • Trabalho acadêmico • 624 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
NOME: ORIONAN S. O. O. REGIS (16113110312). CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA POLO: PARACAMBI
AD 01 Exercício 02
Exercício 1: Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são. Antropocêntricos.
Na filosofia antiga o homem questiona o mundo a sua volta, a natureza, humanidade e o universo. A simples explicação do mito e da fé não bastavam para esclarecer as dúvidas. Na filosofia medieval havia uma estreita relação entre religião e filosofia. O homem se torna criatura e parte de algo maior, o mundo é uma criação de Deus. Na filosofia moderna podemos observar a racionalização da religião. O ser humano torna-se o senhor e possuidor da natureza capaz de usar essa a seu favor mudando seu próprio destino.
Exercício 2: Em que medida poderíamos dizer que hoje em dia há pessoas que vivem de modo antigo , de modo medieval, ou de modo moderno? Faça-o com exemplos.
Percebemos em alguns indivíduos na nossa sociedade, e as vezes em nós, um comportamento que nos remete a alguns períodos da filosofia. Por exemplo: Quando questionamos o mundo a nossa volta, buscamos a verdade e nos alicerçamos na ética e moralidade contra a corrupção, quando acreditamos que a politica é a solução para os problemas da sociedade estamos nos atendo a um pensamento da Filosofia Antiga. Por outro lado quando os indivíduos acreditam que o cristianismo é a resposta para os problemas da sociedade e que nenhuma verdade é obtida pelo esforço humano e sim através de uma revelação divina, podemos comparar ao período da Filosofia Medieval. Por fim, quando indivíduos consideram a ciência como fonte de verdade , que a partir do esforço pessoal podemos realizar grandes feitos , que o homem não é apenas fruto do meio e sim um expoente da natureza capaz de manipula-la a seu favor tornando-se senhor de seu destino, observamos um pensamento voltado para a Filosofia Moderna.
Exercício 3: Há diferença entre conceito kantiano de modernidade, apresentado ao falar de iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual a diferença?
Kant defende que o esclarecimento é a saída do homem de sua minoridade, sua incapacidade de agir sem a direção de outro indivíduo. Ele acredita que a modernidade acontece quando o indivíduo é capaz de agir por sua própria conta, assumindo a responsabilidade por seus atos, quando busca a autonomia e desenvolve um senso autocrítico. A ideia geral de modernidade seria de que o indivíduo teria prioridade antes da sociedade, ela é apenas um conjunto de indivíduos e deve servir ao bem deste. Sendo assim podemos dizer que há diferença entre o conceito kantiano e o conceito geral que temos de modernidade.
Exercício 4: Falamos cada vez mais em "crise da modernidade", ou em "pós modernidade". O que se pode entender com essa expressões? De que forma elas mostram algo que se percebe como presente na vida prática das pessoas?
A crise da pós modernidade é essa insegurança quanto ao futuro, o fim do período da modernidade , onde abrimos mão da convicção de um único fundamento. O indivíduo não pode se ater a uma única linha de raciocínio, entramos num ambiente onde não existe uma verdade absoluta, todas as opiniões e visões possuem valor. Cria-se assim um ambiente de incerteza sem convicção do futuro, sem um plano utópico a ser seguido.
...