A Formação Geral de Estudantes do Curso de Administração de Empresas
Por: Jaosnow • 29/4/2019 • Abstract • 514 Palavras (3 Páginas) • 178 Visualizações
Nessa resenha falaremos sobre o artigo “A formação geral de estudantes do curso de Administração de Empresas: propostas a partir das constatações do ENADE”, de autoria do escritor Alberto Carlos Teixeira Alvarães.
Nesse artigo o autor se propõe com base na identificação de problemas na formação geral dos estudantes do ensino superior no Brasil e especialmente do curso de administração, obtidos através dos resultados do ENADE a indicar para as instituições de ensino práticas que venham a melhorar essa formação.
O artigo é dividido em tópicos e nos apresenta tabelas com resultados do ENADE.
Ele nos introduz ao tema fazendo um pequeno apanhado sobre as preocupações de especialistas e educadores sobre o desempenho dos alunos no ENADE 2004, depois nos mostra historicamente como tem sido aplicado e de onde surgiu esse mecanismo de avaliação do ensino. Através dos resultados dos anos de 2004, 2005 e 2006 demostra a preocupação com a tímida evolução do nível de formação geral dos cursos de Administração, dados esses que são explicitados a partir de tabelas com os resultados e comparações, apresenta logo após os temas transversais como uma possível maneira de melhorar esses índices.
É nítida a preocupação do autor com a capacidade das Instituições de Ensino em suprirem as necessidades curriculares dos alunos para que esses possam obter uma melhor Formação Geral, ele argumenta com base em dados obtidos pelo ENADE, que existe uma discrepância muito grande entre os Conhecimentos Específicos e a Formação Geral obtida pelos alunos ingressantes e concluintes, contudo devemos nos atentar a fonte utilizada para tal argumentação, pois segundo Robert Evan Verhine, Lys Maria Vinhaes Dantas e José Francisco Soares no artigo “Do Provão ao ENADE: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro”.
[...] A abordagem usada pelo ENADE reduziu substancialmente o tamanho dos escores padronizados (z), potencialmente criando distorções para a comparabilidade dos resultados.
O que poderia levá-lo a um erro na leitura dos resultados obtidos pelos alunos dos anos de 2004, 2005 e 2006.
No entanto é plausível a iniciativa do autor em nos revelar a deficiência na Formação Geral dos alunos de Administração, que segundo o resultado do ENADE 2006 é grande quando comparado os resultados obtidos pelos alunos que estão prestes a concluir o curso e os alunos que estão ingressando. A Formação Geral é tão importante quanto à técnica, e é necessário que os alunos estejam aprendendo conteúdos que se aproximem da realidade social vivida diariamente por eles.
A conclusão de que é necessário haver uma mudança ou adaptação curricular é totalmente cabível, tendo em vista a importância de ser forma não só especialistas técnicos, mas pessoas que saibam entender a realidade onde estão inseridos.
Recomendamos a leitura desse artigo às pessoas e estudiosos que se interessem por dados da educação brasileira, e por meios de intervenção que venham a melhorar o ensino superior.
O autor do artigo Alberto Carlos Teixeira Alvarães é Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília e em Pedagogia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes.
...