A Gestão da Qualidade e Processos
Por: Luana Baixo • 13/4/2021 • Resenha • 725 Palavras (3 Páginas) • 79 Visualizações
Luana Carvalho Baixo
Estudo de caso
A empresa Zeta, que tem 3 diretores, e teve uma nova eleição para esses cargos. Assim dois novos diretores assumiram e empresa. E quando assumiram tiveram o interesse e a necessidade de saber como andava o clima dentro da organização. Para ter essa resposta, os novos diretores fizeram uma pesquisa de clima organizacional, para entender como os colaboradores viam e se sentiam dentro da empresa. Antes que qualquer decisão é importante saber como o clima está dentro da organização. Pois para muitas ações depende do engajamento de toda a organização.
A diretoria, nossa liderança, se importa com a cultura organizacional e busca sempre melhorar essa cultura, para que tenhamos cada vez mais o engajamento de toda a organização.
Na pesquisa de clima organizacional, um dos pontos mais citados por todas as unidades da empresa, foi a comunicação. Pois os colaboradores sentiam que as informações não estavam chegando para eles de forma adequada, de forma oficial. O que acontecia muito é a “rádio corredor”, funciona como um telefone sem fio. A mensagem inicial nunca chega realmente como saiu, sempre tem interpretações de quem a recebe e a passa adiante. E acaba passando da forma que entendeu e não realmente como ela é. Dessa forma as informações não estavam sendo passadas de forma clara e transparente.
Um forte apontamento foi sobre as reuniões de diretoria e gerentes, pois após as reuniões nada era informado para os colaboradores, não era passada nem uma informação dos assuntos que foram debatidos e quais decisões foram tomadas.
Após essa identificação foi decido fazer um plano com ação para que esse problema tivesse uma solução, que impactaria da vida de todos os colaboradores.
E para elaborar o plano de ação foi pensado em quem deveria fazer o plano, decidir as ações e como seria executado. Nesse momento buscaram as partes interessadas. Então foram convidados a participar desse novo processo representantes de todas as unidades da organização. Onde foi debatido onde estavam as falhas, identificando as necessidades. Esse grupo de colaboradores ficaram com o nome de agentes da comunicação.
E ficou decidido que após toda reunião de diretoria com os gerentes das unidades deveria ser feito um vídeo, de curto tempo, somente para repassar o que foi dito na reunião. E esse vídeo deve ser feito pelo gerente de cada unidade para repassar para sua equipe. Ou o gerente poderia marcar uma reunião com a sua equipe logo em seguida para repassar essas informações. Essa escolha ficaria de acordo com o gerente, no que fosse mais prático e rápido para ele.
Nesse momento a organização mostra que tem a flexibilidade e capacidade de mudar, para o que as partes interessadas estão precisando.
Assim todos estariam sabendo do que foi tratado, evitando a tal “rádio corredor”, e as informações estariam sendo repassada de forma clara e transparente.
E para isso acontecer foi feita reunião com os diretores e com os gerentes, onde foram apresentados o resultado da pesquisa, e a solução encontrada para que também fosse debatida com eles. Pois eles também são a parte interessada. Assim todas as partes foram consultadas e ficaram de acordo com a solução proposta de gravar um vídeo de poucos minutos ou a reunião com a sua equipe.
...