TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Operações

Por:   •  27/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 8

Produção em Massa: È o termo que designa a produção em larga escala de produtos padronizados através de linha de montagem. Esse modelo de produção foi popularizado por Henry Ford no ínicio do século 20.

O Sistema Toyota de Produção, também chamada de Produção Enxuta e Lean Manufacturing, surgiu no Japão, na fábrica de automóvel Toyota, logo após a segunda Guerra Mundial. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação continua de desperdício. Os lotes de produção são pequenos, permitindo uma maior variedade de produto. Nesse sistema de produção a preocupação com a qualidade do produto é extrema. A base de sustentação do sistema de produção Enxuta é a absoluta eliminação do desperdício e os dois pilares necessários á sustentação é o Just-in-time (meio através da qual as partes necessárias só chegam em seu ponto de uso apenas na quantidade necessária e no tempo necessário, possibilitando trabalhar com um inventário bem próxima de zero) e a Automação (principio pelo qual uma máquina automática é capaz de interromper seu processo sempre que ocorre qualquer anamolia).

Produção Artesanal é um estilo de produção que representa a concentração de todo o trabalho nas mãos de uma única pessoa e essa mesma finaliza o trabalho.

Taylor prega que as tarefas devem ser divididas, para que cada operário faça somente aquela em que for mais capacitado (especializado). Ou seja, a busca de melhores métodos de trabalho e processos de produção, com o objetivo de se obter a melhoria da produção com o menor custo possível.

Alfred Sloan e GM, vislumbra a idéia de que diferentes segmentos de mercado estariam dispostos a pagar diferentes preços por diferentes produtos, criando assim a segmentação de mercado.

Produção Sustentável é a incorporação, ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis para minimizar custos ambientais e sociais. Visa minimizar os impactos ambientais negativos dos Sistemas de Produção e Consumo, ao mesmo tempo em que promove melhor qualidade de vida para todos e estimulo o uso eficiente dos recursos e insumos. È o processo organizado que utiliza insumos e transforma em bens ou executa serviços.

Produção é a obtenção de produtos/serviços através da interação de recursos.  Manufatura altera a forma/composição dos recursos. Bens tangíveis são os produtos de manufatura (montadora, empresa siderúrgica, construção civil).  Suprimentos altera a pose dos recursos (supermercado, loja de departamentos).  Transporte altera a localização dos recursos (empresas de mudanças, transporte urbano).  Serviços altera o estado dos recursos, tratamento de alguém ou de alguma coisa de alguém (restaurante, hospital, barbearia).  Imputs (insumos/entradas): são os recursos que dispomos para a produção (matéria-prima, instalações, funcionários, Capitais, equipamentos, Técnicos, informações, clientes, etc.).  Transformação: são os processos para modificar os inputs (fábrica, banco, transportadora, hospitais, supermercado, restaurantes, etc.).  Outputs (saída): são os resultados dos insumos transformados ( produtos e serviços, produtos acabados).  Recursos Transformados: Aqueles que são tratados. Geralmente são (materiais, Informações, consumidores).  Recursos Transfomadores: Aqueles que agem sobre os recursos transformados. Em geral são instalações (prédio, máquinas, técnicas, etc) ou funcionários (especializado ou não, desempenho do processo).  Volume de Output:  Quanto maior o volume, menor o custo para produzir. Custo unitário baixo. Denota sistematização e especialização. Se o volume for baixo, o custo unitário tende a ser maior tendo uma existência de menos sistematização. Quanto mais volume menos flexibilidade eu consigo. Mais volume menor padronização.  Variedade de Output:  Quanto menor for a variedade, menor serão os custos. Denotando padronização e rotinização. Por outro lado, quanto maior a variedade, maiores serão os custos. Por ser flexível, atende melhor as necessidades dos clientes. Quanto maior variedade menor será a padronização.  Variação de Demanda: Quanto maior a variação de demanda, mais flexível a empresa deverá ser. Dessa forma, deve se antecipar frente as variações, o que resulta em um alto custo unitário. Quanto menos a variação de demanda, menor o custo unitário, maior a sistematização e mais estável é a organização. Quanto mais continua for a produção, melhor para a empresa.  Grau de Visibilidade (contato com o consumidor): Quanto menor a visibilidade pressupõe tolerância de espera limitada, satisfação pela percepção, alta variedade e alto custo unitário. Ex: A escolha de certos cargos, a gerencia dada a uma mulher pelo fato de ser mais calma do que um homem, o fato da mulher ter mais facilidade e paciência.

Os seis objetivos de desempenho são? Vantagem de Qualidade; Vantagem de rapidez; Vantagem de Confiabilidade; Vantagem de Flexibilidade; Vantagem de Custo e vantagem de Sustentabilidade.

Qual a hierarquia da estratégia? Estratégia Coorporativa que posiciona a empresa em seu ambiente global, econômico, político e social e constitui decisões sobre quais tipos de negócios a corporação quer conduzir e onde deseja operar; Estratégia de Negócios que estabelece a missão e objetivos individuais de cada unidade da corporação, define como pretende competir em sues mercados; Estratégia Funcional: cada setor: Marketing, Produção, Finanças, Pesquisa e Desenvolvimento, precisam determinar a melhor forma de organizar seus recursos para apoiar a estratégia de negócios.

O que é Estratégia? È o plano global de decisão e ações que posicionam a organização em seu ambiente e tem o objetivo de faze-la atingir seus objetivos de longo prazo. Ou seja,  como você vai atingir o objetivo, como definir o caminha para chegar ao objetivo almejado.

O que é Planejamento? È o ato ou efeito  de planejar, criar um plano para otimizar o alcance  de um determinado objetivo. Planejar é definir uma futuro desejado, ou seja, você projeta oque quer fazer e planeja como ele vai ser feito. Coloca em prática o que foi definido na estratégia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (133.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com