A Gestão por Processos
Por: SamaraGV • 22/10/2019 • Trabalho acadêmico • 502 Palavras (3 Páginas) • 98 Visualizações
Samara Gabriela Vieira dos Santos RA: 5301179
AS SEIS FASES DA GESTÃO POR PROCESSOS: PROPOSTA DE UM MÉTODO
O objetivo deste estudo é propor um novo método para a gestão de processos, dividido em seis fases, para a busca de soluções gerenciais visando à melhoria do desempenho operacional. Para a pesquisa, foi analisado o processo produtivo de uma farmácia de manipulação, afim de obter conceitos para melhoria de sua eficiência e produtividade.
O método proposto será apresentado através de seis fases, são elas:
- Conhecimento da organização: O conhecimento dessa informação é, portanto, fundamental para compreender o que almeja a instituição. O conhecimento do negócio pode-se dar através da análise dessa cadeia de valor que permite identificar atividades de relevância estratégica.
– Seleção do processo: Esta fase inicia com a identificação, através de entrevistas, Essa identificação de falhas, ou fatores que merecem atenção por serem estratégicos, deve haver uma seleção de representantes dos processos, pois esses indivíduos conhecem suas atividades, facilitando a análise, além de torná-la mais eficiente.
– Mapeamento do processo: É através do mapeamento que se adquire conhecimento para aperfeiçoar processos, uma visão sistêmica pois se conhece melhor a inter-relação dos indivíduos no processo e as atividades que o compõem. é possível, através do mapeamento, conhecer os requisitos necessários para sua execução e as saídas esperadas.
– Análise do processo: deve-se construir seu fluxograma, fonte de compreensão das etapas e atividades do processo e base para a tradução dos sintomas dos problemas, Em seguida, deve ocorrer a seleção das atividades (ou subprocessos) alvos de melhorias. A análise desses fatores pode ser feita através da criação de indicadores de desempenho.
– Estabelecimento de mudanças: Esta fase compreende a definição do que é necessário alterar. Nesse caso podem ocorrer duas situações: melhorias nos processos já existentes, e reengenharia do processo (mudanças radicais, criação de um novo processo, etc).
– Implementação e monitoramento do processo: A última etapa compreende a implementação das mudanças e o gerenciamento do novo processo. Nessa fase, antecedendo a implementação, deve-se construir os novos POP's, que são importantes em qualquer processo.
Conclui-se então que: Os objetivos estratégicos foram atingidos, este trabalho fornece subsídios para que um planejamento voltado a essa temática seja estruturado, na qual se pôde contribuir com melhorias em um processo de forma a testar o método proposto.
Nesse caso, O modelo proposto é mais abrangente que os analisados e permite obter resultados válidos, pois, no estudo de caso, possibilitou um aumento do controle produtivo por indicadores, uma redução de 23% no tempo de ciclo e de 30% no tempo gasto na produção unitária, resultando em um aumento de produtividade de 31%;
Embora o método tenha foco na gestão de processos, é um instrumento que beneficia a organização na transição de uma visão tradicional para uma visão horizontalizada.
desde o início do estudo e implantação do método de gestão por processos, houve evolução organizacional.
...