A Gestão por Processos
Por: Bvieira8 • 22/2/2023 • Resenha • 1.099 Palavras (5 Páginas) • 74 Visualizações
Com o mundo cada vez mais voltado para era digital, é esperado que surja a fase de adaptação em relação às transformações que ocorrem. Visto que existe uma alta demanda de atividades, regras e normas para se gerenciar, é comum deparar-se com problemas de difícil solução, mas que poderiam ser otimizados. Um ponto interessante que ajudaria na resolução desses problemas é o gerenciamento de processos de negócios, ou Business Process Management (BPM), que tem como objetivo compreender todo o trabalho executado para entregar um produto ou serviço do processo, independentemente de quais áreas funcionais ou localizações estejam envolvidas.
O BPM é um conjunto de boas práticas de gerenciamento que foi desenvolvida com o objetivo de organizar, facilitar e automatizar processos organizacionais, garantindo assim que os processos sigam de forma planejada. Um de seus pontos de crítica é a distinção entre processos e atividades, além do fluxo de processo e fluxo de trabalho. A partir disso, é importante ressaltar que as atividades representam a disposição física do trabalho efetivamente realizado e a forma de fazê-lo. Já os processos representam uma composição lógica dessas atividades.
Para compreender BPM, é necessário compreender o significado de processo de negócio. Nesse contexto, um “processo de negócio” é um trabalho que entrega valor para os clientes ou apoia/gerencia outros processos. Esse trabalho pode ser de ponta a ponta, interfuncional e até mesmo Inter organizacional.
Os processos são compostos por atividades inter-relacionadas que solucionam uma questão específica, nas quais estas atividades são governadas por regras de negócio e vistas no contexto de seu relacionamento com outras atividades para fornecer uma visão de sequência e fluxo. Os processos de negócio podem ser divididos em três tipos: processo primário, tipicamente interfuncional ponta a ponta e que agrega valor diretamente ao cliente. São frequentemente referenciados como processos essenciais ou finalísticos, pois representam as atividades essenciais que uma organização executa para cumprir sua missão; processo de suporte, que vai prestar suporte aos processos primários, assim como também para outros processos de suporte ou de processos de gerenciamento. Esse tipo de processo entrega valor a outros processos, não diretamente aos clientes. Ainda que associado a áreas funcionais, frequentemente são interfuncionais; por último, processo de gerenciamento, que tem o propósito de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e futuro do negócio. Assim como o processo de suporte, também não agregam valor aos clientes diretamente, mas são necessários para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho.
O presente trabalho tem como finalidade definir conceitos vistos no BPM, além de expandir a outras áreas de conhecimento correlacionadas. Também aborda a importância do gerenciamento de desempenho de processos para as empresas e, como podemos utiliza-lo para comparar decisões e desempenho e obter vantagem em um possível cenário competitivo.
A prática de BPM pode ser definida como um conjunto de valores, crenças, lideranças e cultura, que formam os alicerces do ambiente no qual uma organização opera, assim guiando a estrutura organizacional. Uma vez que a organização fornece oportunidade de discussões abertas para o crescimento pessoal de seus profissionais, isso acaba refletindo positivamente na relação externa com clientes e comunidade no geral.
O compromisso com o valor do processo e do cliente é o alicerce da prática BPM. Essa prática também requer um amplo comprometimento da organização, uma vez que enquanto organizações tradicionais são centradas em funções de negócios (vendas, marketing, finanças e produção), o gerenciamento de processos de negócio ponta a ponta cruza essas fronteiras. Implicitamente, as organizações que conseguem uma implementação bem sucedida do BPM, terão a capacidade de gerenciar seus processos de negócio de forma eficiente e eficaz.
Logo, gerenciar o negócio por processos requer que medidas, métricas e indicadores de desempenha estejam disponíveis para monitorar os processos de forma que estes atendam às metas. A partir do gerenciamento de desempenho de processos, é possível indicar o gerenciamento tanto do nível de fluxo de processo (interfuncional) quanto em nível de fluxo de trabalho (intrafuncional).
...