A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS
Por: Vona • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 414 Palavras (2 Páginas) • 1.221 Visualizações
A Globalização está impactando a vida social, cultural econômica e política, o sistema capitalista se transformou num sistema completo, o mesmo se unificou globalmente a um ciclo econômico mundial, possibilitando, dessa forma, o surgimento de crises mundiais completas.
A Globalização se intensificou na década de 70, já nos anos 80 ganha velocidade, um dos motivos para a aceleração foi o desenvolvimento de novas tecnologias como exemplo:
Pouco antes da década de 80 tivemos a grande invenção que foi o computador, sabendo-se que no início foi criado para atender necessidades de grandes empresas, com passar do tempo fomos evoluindo os preços caíram e chegou a casa de 99,9% da população se não 100%;
O último a ser citado se não o mais importante, o celular que em 1973 a Motorola cria seu primeiro celular pesando 800 gramas, sendo quase um 1kg, de tão caro no se tornou popular rapidamente.
Com a globalização o capitalismo generalizou a produção internacional, implantando filiais por todo o mundo transformando-se em uma esfera de investimentos, tendo assim mais facilidades de utilizar o que cada pais tinha de melhor e mais relevante em valores, quer seja mão de obra, matérias primas, facilidade fiscais, e precarização do trabalho, sendo assim conseguiu recuperar taxas de lucros.
Essas empresas controlavam vários setores econômicos, como exemplo:
“No setor de microprocessadores, apenas o grupo Intel controlava 60% do mercado mundial em 1997. Na aeronáutica civil, somente dois grupos, Boeing e Airbus, detinham em 1998, 95% da produção mundial. No setor de equipamentos de comunicações, em 1997, quatro grupos possuíam mais 70% das vendas mundiais. Na área de bancos de imagens, em 1994, três empresas eram responsáveis por 80% da produção mundial. Mesmo um setor maduro e de tecnologia generalizada, como de automóveis, 10 empresas controlavam, em 1994, 76% da produção mundial (oussaint, 2002;Chesnais, 1996)”
No entanto foi em 1970 que foi moldada a função do fenômeno Econômico e Políticos, como:
A política transformou a monetarismo e o neoliberalismo em política do estado, cujo todos os países capitalistas seguiram.
A política monetarista aumentou sua taxa de juros onde fortaleceu o dólar e o transformou em moeda de reserva internacional.
A s taxas de juros se transformaram em um instrumento regulador na economia mundial.
Os Bancos se envolveram com o mercado especulativo , ele começaram a realizar novas operações financeiras, tais como oferecer créditos e financiar títulos, entre outros negócios, pois eles passaram aceitar títulos como garantia de financiamento de novos títulos, foi um dos motivos par alavancar o mercado.
...