A Globalização das suas definições a percepção do seu inicio
Por: 15081985 • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 147 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Nome | |
RA | |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
Introdução
Nesta atividade de auto desenvolvimento temos o inicio no tema globalização das suas definições a percepção do seu inicio, da integralização do seu processo e citando exemplos de mercado globalizado.
Entramos na área definindo e descrevendo a palavra outsourcing como seu significado sendo terceirização, citando exemplos de grandes empresas que utilizam este processo e porque, citando um estudo de caso diferenciado dos exemplos, de onde iniciou o processo e a partir de que ponto foi necessário terceirizar sua produção. Finalizando com as considerações finais referentes a este processo definindo alguns pontos fracos e fortes do mesmo.
Descrição das definições de globalização
Globalização na ordem política e econômica soma um conjunto de transformações aparentemente desde o final do século XX. Este fenômeno criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, consequentemente interligando o mundo todo.
Este processo integra os mercados de diferentes países aproximando as pessoas e as mercadorias, gerando uma expansão capitalista capaz de realizar transações financeiras ajudando a expandir os negócios que eram restritos ao mercado interno de cada país.
O fenômeno da globalização iniciou na era dos descobrimentos e desenvolveu se a partir da revolução industrial, resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial.
Exemplo de globalização como surgimento dos blocos econômicos, formado por países que se juntam para fomentar relações comerciais, exempla o MERCOSUL que é formado pelos países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Definição de outsourcing
Outsourcing é uma expressão em inglês, em português tem o significado de terceirização. Um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma atividade da empresa.
A terceirização surgiu para que uma empresa seja realmente produtiva em todas suas atividades, pois varias empresas modernas têm muitos campos de atividade nos quais é realmente difícil alcançar altos desempenhos por si mesmas, devido a uma serie de fatores como custo de mão de obra, importação de matéria prima, legislação tarifaria entre outras.
Exemplo 1
A FIAT necessitava de uma infraestrutura de Tecnologia da Informação e comunicação capaz de trazer mais eficiência, mais flexibilidade e melhores tempos de resposta.
A BT gerencia os serviços de Tecnologia da Informação em rede da FIAT, proporcionando, por meio de sua rede MPLS, conectividade a mais de 500 localidades, em mais de 40 países.
O Grupo FIAT obteve uma significativa redução de custos, e, ainda, aprimorou os serviços ao cliente e contribuiu para maior consolidação da empresa.
Exemplo 2
A Nike uma empresa americana que terceiriza sua produção em fábricas na China, Vietnã, Indonésia, Tailândia e Coreia do Sul, pelo custo de produção ser muito baixo nesses países, devido à mão de obra barata e baixo custo de matéria prima.
Exemplo 3
A adidas empresa alemã que terceirizava sua produção na Ásia esta criando novos projetos para diminuir seu custo de fabricação e diminuir o tempo de transporte para Europa aonde se encontra seu maior mercado de atuação, trazendo sua produção para a Europa é necessária investir em automação e robótica para diminuir custos e o tempo de fabricação.
Estudo de caso
A trajetória da empresa TRIKKE pode ser dividida em dois momentos principais: uma primeira fase de criação no Brasil e uma segunda fase marcada pela expansão e atuação internacional. A empresa surgiu como uma ideia de dois paranaenses que desenvolveram, no final da década de 80, um protótipo de um novo tipo de veículo, similar a um patinete, movido por meio da execução de movimentos angulares pelo usuário. A tecnologia de tripla cambagem (3CV) foi patenteada e o produto batizado como Trikke. Com a possibilidade de comercializar o produto, os inventores buscaram estruturar uma empresa para esse fim. A primeira série de Trikke, produzida em Curitiba, foi vendida para o governo Estado do Paraná. Inicialmente, a idéia era comercializar o produto no país. Entretanto, devido ao ambiente econômico desfavorável no governo Collor, a empresa não conseguiu sobreviver, fazendo com que seus criadores buscassem outras atividades. Após um período de quase 10 anos, um dos inventores do Trikke decidiu retomar o projeto, em virtude de seu grande potencial. Contudo a estratégia adotada foi a de tentar comercializar o Trikke no mercado norte-americano, mas mantendo a produção no Brasil. No processo de conquistar mercado nos Estados Unidos, a empresa ganhou um novo sócio americano. Dessa forma, foi organizada com sede no EUA a empresa TRIKKE TECH INC., ficando o controle da empresa dividido entre três sócios brasileiros e um americano. A estrutura organizacional da empresa se enquadra, nas palavras do entrevistado, “dentro do novo conceito de trabalho mundial”, propiciado pelas novas da tecnologia da informação e comunicação. Na sede da empresa nos EUA se concentra a área de administração, marketing e comercial, onde trabalham dez pessoas. A área de pesquisa, desenvolvimento e engenharia se encontra no Brasil sob-responsabilidade de três membros da empresa. E a produção do Trikke é toda feita na China. Neste país a empresa possui um engenheiro responsável pelo acompanhamento da produção. No total, a TRIKKE é composta por 14 pessoas. Segundo números do ano de 2006, a produção anual da TRIKKE é de cerca de 50 mil unidades, com faturamento anual de 6 milhões de dólares. As vendas da empresa estão distribuídas da seguinte forma: 81% nos Estados Unidos e Canadá; 15% na Europa; 3% na Ásia; e 1% na América do Sul.
...