A Herança Familiar
Por: Flavia1225 • 16/9/2015 • Relatório de pesquisa • 12.866 Palavras (52 Páginas) • 213 Visualizações
Igreja do Evangelho Quadrangular Floresta Rev. Marco Antonio Costa e Edna Therezinha Costa [pic 1] |
INDICE
1. Introdução ......................................02
2. Herança Familiar.................................03
3. Perdão ..........................................07
4. Comunicação......................................10
5. Papeis...........................................14
6. Finanças.........................................22
7. Vida Sexual......................................29
8. Exames Pré-nupciais e Métodos Contraceptivos.....33
9. Planejamento.....................................39
10. Orientações Jurídicas...........................44
11. Bibliografia....................................47
INTRODUÇÃO
Deus designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas. Quando Deus criou o casamento, Ele o fez para que homem e mulher pudessem completar um ao outro em suas necessidades espirituais, emocionais, intelectuais, físicas e sociais. Para que o casamento cumpra o propósito de Deus é necessário, porém, que esteja alicerçado na Rocha que é Jesus.
Pensando neste propósito, o Curso de Noivo, através das lições: Herança Familiar, Perdão, Namoro e Noivado, Vida Espiritual, Comunicação, Papeis, Finanças e Vida Sexual, busca proporcionar aos futuros cônjuges, uma oportunidade de conhecimento do real significado da vida conjugal. Incentivando os noivos a edificar o novo lar pautado nos princípios bíblicos.
Nosso desejo é que cada novo lar seja como um jardim, um lugar que nunca falte à paz, o respeito, o amor e a graça de Deus.
HERANÇA FAMILIAR
“Por isso deixa o homem pai e mãe, e une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” (Gn 2:24)
A proposta de Deus é esta, que o homem e mulher, deixe suas famílias de origem e se tornem um através do casamento. E, assim, uma nova família será formada.
Queremos abordar esta herança familiar nos níveis físico, emocional, espiritual e educacional.
HERANÇA GENÉTICA:
Ela é determinada pelos genes dos nossos pais e antepassados, responsáveis por caracteres como a cor da pele e dos olhos, o tipo de cabelo, o formato do nariz, a estrutura óssea, enfim, todos os traços físicos. Isto significa que, de alguma maneira, o sogro e a sogra poderão estar revelando o marido ou a esposa de amanhã.
HERANÇA FÍSICA:
Em nível físico, o que pode tornar-se mais complicado é o que diz respeito às doenças hereditárias. É recomendável que o casal converse sobre tal assunto, procure informar-se para tomar os devidos cuidados e precauções. Conhecimento, informações e esclarecimentos podem evitar situações indesejáveis.
HERANÇA EMOCIONAL:
Queremos abordá-la sob dois aspectos:
1. HERANÇA EMOCIONAL NATURAL
É aquela que recebemos já no ventre materno. É o nosso gênio ou temperamento.
O rapaz extrovertido poderá interessar-se pela moça de temperamento mais discreto, a explosiva pelo calmo e, assim, segue os opostos se atraindo, pois buscamos na outra pessoa aquilo que julgamos complementar a nós mesmos.
2. HERANÇA EMOCIONAL ADQUIRIDA
Esta herança surge como resultado de tratamentos e experiências vividas na fase da infância, adolescência e adulta .
Nossa mente e alma pode ser comparada como um eficiente computador vai registrando ou lançando na memória todos os fatos da nossa vida. Tais como: más e boas Impressões, lembranças agradáveis ou desagradáveis, segurança ou insegurança, medo, carência, auto-imagem positiva ou negativa, e tantas outras manifestações da alma que podem ser identificadas como um pacote de herança emocional.
Vejamos alguns exemplos:
- Uma jovem que não recebeu o devido carinho e atenção por parte de seus pais poderá tornar-se uma esposa extremamente carente. Provavelmente também terá dificuldades para expressar carinho para com seu cônjuge.
- O rapaz cuja mãe sempre se destacou como líder de uma casa, comprometendo a autoridade do pai, possivelmente enfrentará dificuldades para ser o cabeça do lar. Se for a moça que foi criada nesse ambiente terá, então, tendência a ser uma esposa dominadora e insubmissa.
- A filha cujo pai abandonou o lar poderá apresentar-se como uma esposa possessiva, insegura, tomada pelo medo da perda, dada a querer controlar todos os passos do seu marido.
- “ Você é incapaz”, “Você não sabe fazer as coisas”, “ Tudo o que você faz dá errado” são frases que, se ouvidas com ênfase durante a infância, poderão contribuir para a formação de profissionais, esposas, maridos e pais com fortes tendências ao fracasso.
Sem dúvida nenhuma, todas estas dificuldades vão sendo tratadas e minimizadas à medida que a pessoa cresce no relacionamento com Jesus e no conhecimento da sua palavra. A palavra de Deus limpa, cura e restaura a alma, como vemos pelos textos a seguir:
“Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”. (Jo 15:3)
“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples”. (Sl 19:7)
“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. (Pv 4:18)
...