A História de Sucesso
Por: claudiagirl • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 798 Palavras (4 Páginas) • 190 Visualizações
INTRODUÇÃO
O texto Histórias de sucesso – Experiências Empreendedoras: Rochas Ornamentais: Um momento de decisão, relata a história de superação de um grupo de empresários que tiveram a ousadia de inovar no mercado de trabalho, abrangendo o seu público interno e alcançando principalmente o externo. Em meio a turbulência que o grupo atravessava, vimos pessoas ganhar posições de destaque com seu empreendedorismo . Pois mesmo perdendo a força maior, que era a empresa que detia o monopólio de equipamentos modernos, produção volumosa e com qualidade e que ainda contava com a experiência no mercado
externo, não se acovardaram com a real situação em que se encontravam, porém trilharam novos rumos encontrando mais uma vez obstáculos, estes agora relacionados a matéria prima da fabricação de seus produtos . No entanto, àqueles que permaneceram foram perseverantes, conquistaram o que almejavam com muita garra e disciplina.
DESENVOLVIMENTO
Fundamentando teoricamente com base no texto Histórias de Sucesso – Experiências Empreendedoras: Rochas Ornamentais: Um momento de decisão , teremos :
Psicologia organizacional –
O grupo de empresários passam por vários momentos de estresse, dentre eles podemos citar três situações :
- A perca da empresa âncora
- A falta de experiência no mercado exterior e
- A produção com a qualidade inferior ao que o mercado externo exigia.
Diante dessa situação, o grupo se uniu mais. Buscando a organização para alcançar um objetivo comum entre si, delegando tarefas onde antes só havia isolamento .
gestão de pessoas –
Todo o grupo sofreu por permitir que o presidente geral fosse o que tivesse mais posses, não levando em conta o conhecimento e a capacidade de liderar pessoas. Porém ao se organizarem mutuamente outros líderes se levantaram e trouxeram com eles a visão estratégica de que toda empresa necessita. Evidenciando o desenvolvimento do grupo, pois cada um deles se empenharam na busca por qualificação para se adequar as normas exigidas pelo mercado exterior. Contudo para superar as dificuldades futuras eles devem continuar atuando de forma estratégica,
onde as pessoas são fornecedoras de conhecimentos e competência. O gestor não é um controlador mas um líder, capaz de aproveitar o potencial de sua equipe, pois ele trabalha com as pessoas .
comunicação, clima e cultura -
A comunicação entre eles não era das melhores, pois não havia feedback e o clima não era o primordial, pois as fábricas eram quase que artesanal no entanto ainda era favorável. Em relação a cultura eles estabeleceram normas e valores que eram refletidos na organização, pois se tornou algo mais profundo e duradouro. Contudo o comportamento dos empresários brasileiros mostrou claramente a falta de qualificação no mercado competitivo.
*
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL –
* Os principais aspectos éticos foram: o abandono da empresa âncora deixando os outras fragilizadas, pois ela se aproveitou do contato que fizeram com o estrangeiro e usou de má fé com sua experiencia no mercado externo ficando com toda a produção, pois era detentor de todo maquinário. O outro foi a falta de um líder sem ser controlador, pois só existe liderança quando há liderados. A liderança situacional promovem uma cultura de preservação e manuntenção da ética e da responsabilidade social . Ela é baseada em uma inter-relação entre : comportamento de tarefa, comportamento de relacionamento e maturidade.
...