TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE DE CUSTO PARA FORMAÇAO DE PREÇO DE VENDA

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE DE ENSINO DE MINAS GERAIS

Curso de ciências contábeis

Ana Flávia de Moura Ra: 01780000958

Aline      

Claudineia

Karina Poliana Soares RA: 02440001347

Rodrigo Nunes Campos RA: 02440000390

Rosa Patrícia Euzébio Godoi RA: 02440001095

Weverton de Oliveira

        

“A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE DE CUSTO PARA FORMAÇAO DE PREÇO DE VENDA”

        

Belo Horizonte

2014

Alunos:

Ana Flávia de Moura Ra: 01780000958

Aline      

Claudineia dos Santos Oliveira RA: 02440001331

Karina Poliana Soares RA: 02440001347

Rodrigo Nunes Campos RA: 02440000390

Rosa Patrícia Euzébio Godoi RA: 02440001095

Weverton de Oliveira

“A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE DE CUSTO PARA FORMAÇÃO DE PREÇO E VENDA”

Trabalho Integrado-apresentado como exigência para a avaliação do bimestre de 2014, do 6º período, do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ensino de Minas Gerais.

Orientador: Alexandre

Belo Horizonte

2014

  1. INTRODUÇÃO

1.1 Tema e sua Importância

 

 O surgimento da contabilidade de custeio se deu na Inglaterra, no século XVIII durante a Revolução Industrial. As empresas que na era mercantilistas comprava para revender, passaram a produzir a mercadoria comercializada. Então surgiu a necessidade de avaliar o custo do produto produzido.

A formação de preço é mais que um simples processo de acumular custo e acrescentar uma margem de lucro, o consumo tem aumentado a cada ano. Os produtos e serviços que são comprados tem exposto o desejo do consumidor de acompanhar a tendência e satisfazer seus anseios.

As empresas, atentas devem se preocupar com esse mercado como um todo seja concorrente, ou tudo aquilo que influencia na sua gestão, é importante que as organizações precifiquem seus produtos e serviços de forma correta evitando surpresas desagradáveis e assim assegurando uma lucratividade sustentável em seu negócios.

Assim tornou – se importante a contabilidade de custeio, pois a competitividade do mercado cada vez maior forçou as empresas a buscar o principal mecanismo de apoio, na tarefa de encontrar um equilíbrio entre o preço justo, e os custos da produção e a lucratividade. Sendo assim de forma positiva as mudanças ocorridas tanto no âmbito interno quanto no âmbito externo.

Este trabalho tem como tema a importância da contabilidade de custeio para a formação do preço de venda visando à lucratividade, um dos grandes mitos no mercado é que o aumento nas vendas aumenta o lucro, esquecendo-se que isto gera também um aumento nos custo.

Ao longo dos anos os consumidores tornam mais exigentes, querem serviços de qualidade, entrega rápida, flexibilidade em trocar a composição de seu pedido e confiabilidade tudo isso a preços baixos. Para o alcance deste objetivo há a necessidade de uma estrutura de custos enxuta.

1.2 Problemática

Ao se pensar em contabilidade de custeio, logo vem a cabeça o fornecimento de preço de vendas, embora o mesmo não seja suficiente para garantir a vida útil da empresa, este método possibilita ao administrador conhecer o custo do produto, a demanda dos clientes, valor de mercado e o marketing utilizado.

Reunindo todas essas informações, é possível mensurar um preço de venda que atenda as expectativas da empresa em relação à lucratividade para que o preço calculado produza consequências satisfatórias no curto, médio e longo prazo onde os principais método de custeio deve ser observado.

“Quais os princípios que devem ser observado para definir preço de venda visando a Lucratividade?”

1.3 Objetivos Geral

O presente trabalho vem com o objetivo geral de pesquisa identificar os princípios que devem ser observados para definir o preço de venda.

 Objetivos Específicos

  • Distribuição dos custos comuns entre produtos e serviços
  • Volume de produção para calculo de custo unitário;
  • Tributação;
  • Tratamento dos custos variáveis não padronizados;
  • Distorção do objetivo da formação de preços

1.4 Justificativa.

Demonstrar que a formação de preço das mercadorias é imprescindível para as decisões que devem ser tomadas, o administrador, a contabilidade, os órgãos ou entidades de fiscalização, a maioria coloca uma margem sobre o seu preço de compra onde é chamado de lucro, ou suponham um valor de acordo com o mercado entende-se que muitos não possuem conhecimento técnico suficiente para calcular o preço das mercadorias que vedem, entendendo a necessidade de contribuir para uma melhor clareza, por parte das empresas na formação de preço de venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (161.7 Kb)   docx (637 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com