A INCLUSÃO DO DEFICIENTE INTELECTUAL NA PRÁTICA DE ESPORTES COLETIVOS
Por: marcola2014 • 9/5/2019 • Trabalho acadêmico • 4.163 Palavras (17 Páginas) • 234 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO DE LICENCITURA EM EDUCAÇÃOFÍSICA[a]
LAÍS MARIA SERRAGLIO
A INCLUSÃO DO DEFICIENTE INTELECTUAL NA PRÁTICA DE ESPORTES COLETIVOS[b]
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
LAÍS MARIA SERRAGLIO
RA:
A INCLUSÃO DO DEFICIENTE INTELECTUAL NA PRÁTICA DE ESPORTES COLETIVOS.
Projeto de Ensino e Pesquisa em Educação Física apresentado à Universidade AnhangueraUniderp, como requisito parcial à conclusão do Curso de Educação Física.
Orientador: Prof.Marcelo C. Porto Alegre
Tutor a distancia: Rodrigo Aparecido dos Santos Weslen Michel Rodrigues de Souza
NAVIRAI – MS
2019
SERRAGLIO, Laís Maria. A INCLUSÃO DO DEFICIENTE INTELECTUAL NA PRÁTICA DE ESPORTES COLETIVOS. 2019. Número total de folhas. Projeto de Ensino e Pesquisa em Educação Física (Graduação em Educação Física) – Universidade Anhanguera - UNIDERP, NAVIRAÍ-MS, 2019.[pic 7]
RESUMO: Este artigo tem como objeto de estudo, expandir os olhares diante do desafio de incluir os alunos com deficiência intelectual durante a prática de esportes coletivos na disciplina de Educação física, e como consequência despertar nos professores o interesse em criar estratégias para que essa inclusão obtenha sucesso. Encarar essa responsabilidade levando em consideração que por mais que sejam pequenas as oportunidades de inclusão, trará grandes resultados futuros na vida desses alunos. E é obrigação da escola como um todo fazer esse trabalho, e principalmente do professor de Educação Física fazer com que esses se sintam incluídos e acolhidos por todos, criando estratégias para que o esporte seja presente também na vida desses alunos que possuem um menor desenvolvimento cognitivo.
Palavras-chave: 1- Inclusão; 2- esportes coletivos; 3- deficiente intelectual.
SUMÁRIO[pic 8]
1 Introdução 05
1.1 TEMA DO PROJETO 06
1.2 JUSTIFICATIVA 06
1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 07
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 07
1.5 OBJETIVOS 07
2 REVISÃO DE LITERATURA 08
3 METODOLOGIA 10
4 CRONOGRAMA 10
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
6 REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
O presente projeto tem como objetivo observar algumas dificuldades enfrentadas durante a prática de esportes coletivos nas aulas de Educação Física,[c] em uma turma que tem como integrante um aluno portador de deficiência intelectual. E assim criar possíveis estratégias que possa facilitar o processo de inclusão desse aluno durante as aulas de Educação Física. O que mais se pode observar nas unidades escolares nos dias atuais, é a confusão que se faz entre a integração e a inclusão. Pois incluir não é apenas colocar os alunos dentro das unidades escolares e acreditar que isso é o suficiente. Incluir requer atenção, cuidado e interesse por parte da escola como um todo. Tendo em vista que muitos professores de EF se vêm cercados pelos desafios que é preparar atividades que seja capaz de contemplar estudantes que possuem diferentes capacidades e condições. É dever da escola como um todo, juntamente com o professor da disciplina de Educação Física trabalhar para que a inclusão aconteça. E fazer com que o esporte coletivo faça parte da vida desses alunos que possuem um baixo nível de capacidade cognitiva. A prática dos esportes coletivos tem sido vista como uma aliada para a EF, e é historicamente dominante nas propostas curriculares da EF, pois a mesma permite que os alunos estejam sempre em movimento, realizando técnicas e seguindo regras, e assim também permitir que haja a interação o contato entre os alunos. Porém existe uma cultura desportiva competitiva, que desencadeia principalmente a exclusão de alunos que possuem menor capacidade cognitiva, e que não gera um bom desempenho em competições. E esses alunos acabam sendo deixados de lado pelos professores e pelos seus colegas. Nesses casos, os professores de EF devem criar estratégias e atividades que possibilitem a inclusão de todos os alunos, independente do seu rendimento, pois essa disciplina tem grande importância para a colaboração na formação cidadã de todos os alunos, em especial os que possuem alguma deficiência. [d] A deficiência intelectual (D.I) é caracterizada pela redução de desenvolvimento cognitivo, ou seja, no QI e geralmente abaixo do esperado para a idade cronológica da criança ou adulto, que acarreta um desenvolvimento mais lento na fala, no desenvolvimento neuropsicomotor e entre outras habilidades. A (D.I) já teve varias nomeações como, retardo mental, retardado e outros. As causas da D.I na maioria dos casos são desconhecidas (30% à 50%). Estas podem ser adquiridas, genéticas ou congênitas.
...