A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA S.A
Por: lelegomes23 • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.324 Palavras (6 Páginas) • 194 Visualizações
TEXTO: CASE – INDÚSTRIA FARMACÊUTICA S.A
Gestão de Marketing
Com base nos conceitos de gestão de marketing, foi analisada uma falha nesse departamento, pois esse conceito sustenta que, para o alcance das metas de uma organização, é preciso identificar as necessidades e desejos do mercado alvo e se proporcione uma satisfação mais eficiente que os concorrentes. E a empresa não utilizou muito essa ferramenta competitiva, e acabou tendo prejuízos e complicações.
Estrutura organizacional
A empresa mexeu na sua estrutura organizacional e passou a ter uma administração profissionalizada, e agora mantem um sistema formal de tarefas e relacionamentos de autoridade e níveis hierárquicos.
Habilidades e competências para os cargos
Toda e qualquer organização precisa ter profissionais certos, com habilidades e competências para contribuir com o desenvolvimento da empresa, e foi identificado que permaneceu na empresa o sistema de manter ao máximo possível o pessoal antigo, até mesmo os que não produziam mais nada, e muitos profissionais produtivos foram dispensados.
Logística
As vendas eram feitas diretamente as farmácias, mas, a empresa estendeu esse regime e passou a entregar aos grandes distribuidores (atacadistas).
Planejamento estratégico
A empresa passou a ter uma alta administração profissionalizada, mas, não conseguiram elaborar um planejamento estratégico eficaz, e tudo foi alterado com urgência para a expansão dos negócios a qualquer custo, sem calcular os riscos e prejuízos.
Recursos Humanos
A área é a responsável pela identificação e desenvolvimento dos talentos da empresa e a recompensação dos mesmos para mantê-los. E foi identificado que a política da empresa é permanecer com o sistema de profissionais antigos, a qualquer custo. Pois a mesma não tem interesse em reter novos talentos.
Responsabilidade social
Responsabilidade social não é apenas o compromisso de empresas com pessoas e valores humanos, mas também preocupações genuínas com o meio ambiente. E a maiorias das empresas já adotaram postura socialmente responsável.
SUMÁRIO EXECUTIVO
A FARMA – Industria Farmacêutica S.A é uma empresa familiar, de porte médio e tua no ramo de remédios TARJADOS.
No entanto, atualmente a empresa passou a ter uma administração profissionalizada com o intuito de melhorar a ação competitiva da empresa, que antes tinha um nível de negócios em volume regular. Essa decisão foi tomada pelos sócios da FARMA, que esperavam uma expansão dos negócios a qualquer custo.
A empresa realizou grandes investimentos, estendeu suas vendas para os atacadistas, alugou um prédio para melhorar suas condições de armazenagem etc. e, por ter sido uma situação de emergência, a empresa depois de realizar essas medidas, começou a ficar em uma situação delicada e complicada. Passou a ter problemas com excesso de dinheiro nas mãos erradas, as condições de pagamentos se estenderam, as comissões dos vendedores como o seu número aumentaram, o marketing não foi suficiente para dar vazão as grandes quantidades de produtos, e foram adquiridas quantidades exageradas de matérias primas, causando uma superestocagem.
Portanto, a expansão a qualquer custo, gerou transtornos e prejuízos para a FARMA, e a mesma deve buscar outras alternativas para continuar bem no mercado, traçar um planejamento estratégico e elaborar um plano de ação, para que essa nova etapa da trajetória da empresa, sirva de sustentação para o seu crescimento nos próximos anos.
SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA
Atualmente, a empresa tem uma administração profissionalizada, com uma nova política de investimento realizada por essa alta administração, em função de uma expansão dos seus negócios em curto prazo e a qualquer custo, e essa decisão foi tomada pelos sócios, para uma ação competitiva mais eficaz no mercado.
A empresa realizou grandes investimentos, estendeu o regime de vendas para os (distribuidores) atacadistas, alugou um prédio para melhorar as suas condições de armazenagem e distribuição dos produtos e etc. e, nesta situação de urgência, com a visão da administração, que tudo seria feito a qualquer custo, sem planejamento, consequentemente, teve um preço a ser pago.
A empresa concedeu créditos em excesso a quem não teria condições de abatê-los em situação favorável. Ampliou as condições de pagamentos de 30 dias para 30/60/90. As comissões dos vendedores aumentaram de 3%, para 5%, aumentando também a previsão de vendas. O número de vendedores passou de 100 para 180, como também a frota de veículos, passando de 28 para 50 e foram adquiridas grandes quantidades de matérias sem necessidades.
...