A INFLUENCIA DE PETER DRUCKER NA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Por: Hebe Valle • 2/3/2017 • Resenha • 455 Palavras (2 Páginas) • 449 Visualizações
A influência
de
Peter Drucker
na
Administração Estratégica
Nome: Hebe Valle dos Santos RA: 1320172
ADM N2A
Professor: Douglas Pastore / TGA
A influência de Peter Drucker na Administração Estratégica
Administração estratégica é aquela que de forma sistêmica, intuitiva e estruturada consolida um conjunto de funções, normas e princípios que determinam o sucesso de uma organização a longo prazo.
Para que esse sucesso ocorra é necessário buscar a participação, o comprometimento e o compromisso de todas as pessoas envolvidas no processo.
A principal ferramenta de apoio nesse processo é o planejamento estratégico.
Ele é capaz de avaliar as perspectivas a longo, médio e curto prazo, entender o que ocorre no mercado, e assim desenvolver diferenciais sobre os concorrentes (produtos e serviços), antecipar-se ás desfavoráveis situações de mercado e conduzir a empresa para o objetivo planejado.
APO: Administração por Objetivos
A administração por Objetivos (APO) surgiu em 1954, quando Drucker publicou o livro The Practice of Management sobre o tema e revolucionou a administração ao dando mais importância aos fins do que aos meios, invertendo assim os processos clássicos já utilizados.
Pode ser iniciada através de um planejamento estratégico, que é um processo de avaliação e planejamento, por onde ocorre a definição de objetivos em conjunto por meio de medidas de desempenho, prioridades e metas, ou seja, a descentralização das decisões gera uma sinergia entre os departamentos que trabalham para alcançar uma meta. Esse planejamento é sempre revisto para que possa ser corrigido, melhorado ou mantido.
Caracteriza-se pela distribuição de metas e objetivos criados pelos subordinados e superiores para que seja possível alcançar o objetivo planejado e também pela reciclagem de projetos (para que os funcionários sempre superem suas expectativas e metas) e funcionários (para que sejam cada vez mais qualificados, podendo assim agregar cada vez mais nos projetos)
Nesse processo a avaliação de desempenho é feita através dos números que a organização apresenta, auxiliando assim no processo de previsão organizacional e na interação entre superiores e funcionários para que as metas/objetivos sejam sempre superados/alcançados.
Existem três níveis de divisão dos objetivos:
- Estratégicos: objetivos à longo prazo (engloba toda a organização)
- Táticos: objetivos à médio prazo (são distribuídos entre os departamentos que interagem visando o mesmo objetivo)
- Operacionais: objetivos à curto prazo (exercida pelos funcionários de forma detalhada de acordo com a atividade).
É importante que as metas sejam estabelecidas de forma completa e clara para que seja entendida por quem executará, atendendo assim as expectativas da organização.
Referências WebGráficas:
http://administracaoshow.wordpress.com/2012/04/28/o-peter-drucker-estrategico/(acessado em 19/03/2014 as 18:30)
http://demostenesfarias.files.wordpress.com/2011/08/administrac3a7c3a3o-estratc3a9gica-1a-blog-2012.pdf (acessado em 19/03/2014 as 18:30)
http://www.toptalent.com.br/index.php/2010/07/27/a-importancia-do-planejamento-estrategico-na-sobrevivencia-das-empresas/(acessado em 19/03/2014 as 18:31)
...