A Importância e as Responsabilidades da Gestão Financeira
Por: ariane27111990 • 27/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.810 Palavras (8 Páginas) • 197 Visualizações
RESUMO
O trabalho mostra a importância e as responsabilidades da Gestão Financeira em uma empresa seja ela de grande, médio ou pequeno porte.
Iremos falar sobre a importância da administração orçamentaria, a necessidade de planejamento estratégico, gestão de capital giro e realizaremos um estudo sobre a importância do Valor Presente Líquido (VLP) para tomada de decisões em investimentos, e a sobre a Taxa de Interna de Retorno (TIR).
Revisão teórica sobre Gestão Financeira, suas responsabilidades e importância;
A gestão financeira é fundamental em uma empresa, pois proporciona melhor direcionamento quando são necessários a tomadas decisões pelos gestores tanto na realização de preço de produto/ serviço, investimentos e saúde financeira dela. É um conjunto de ações e procedimentos que envolvem um planejamento, analise e controle financeiro.
A principal função da Gestão Financeira é planejar e analisar as melhores ações para melhores resultados na empresa; analisando a melhor maneira para utilizar os recursos financeiros tanto na captação de recurso para empresa como a aplicação dos recursos disponíveis.
Outra função da Gestão Financeira que é muito importante é analisar a concessão de credito aos clientes e a cobrança desses créditos; realizar o controle de caixa as entradas, saídas e lançamentos futuros, controlando o saldo do caixa.
Análise bibliográfica sobre Administração Financeira e Orçamentária: conceitos, processos envolvidos e benefícios à organização;
A Administração Financeira e Orçamentaria esta ligada a Economia e Contabilidade, que tem base nos conceitos econômicos e nos dados contábeis para analisar suas oportunidades em três setores:
Operacional: proporciona operações viáveis de retorno ao os acionistas; demonstrando resultados; sendo resultados positivos a área ser ampliada, mas com resultados negativos podem ocorrer cortes.
Serviços financeiros: seria a assessoria no setor financeiro, mostrando oportunidades em intuições financeiras, financiamentos, investimentos, bens e seguros. Colocando em pratica as teorias da macro e microeconomia (Macroeconomia: estuda, medi e observa a economia nacional ou regional/ Microeconomia: estuda a formação de preços de bens e serviços e os fatores de produção).
Gestão Financeira: São as obrigações do administrator nas finanças da empresa, na questão de obtenção de recursos, operações, financeiras concessão de credito e avaliações em investimentos, tomando como base informações de balanço patrimonial e do fluxo de caixa, assim realizando um planejamento financeiro, avaliando desempenho financeiro, administrando o capital de giro e realizando a gestão dos passivos da empresa.
Ela por sua vez por objetivo aumentar o lucro, agregar valor no capital investido. Sendo assim qualquer empresa, independente de seu porte tende a usar essa ferramenta para agregar valor para a empresa; que tem como objetivo:
Criar valor para os acionistas: Medir a eficiência, desempenho da empresa através do lucro que se é dado; porem não é mostrado o risco por não se levar em consideração as variações do rendimento.
Aumentar o valor de mercado: É um critério de tomada de decisões mais usadas; leva em consideração o retorno esperado e a taxa de oportunidade, mostrando a capacidade da empresa em gerar resultados; assim aumentando o valor de mercado de ações e a satisfação dos envolvidos (acionistas, gestores, patrocinadores, funcionários e clientes).
Aumentar a riqueza: É o aumento da receita obtida pelos acionistas. Para obter esse aumento é necessário o investimento em gestão, tecnologia e inovação.
Análise da Gestão do Capital de Giro e Planejamento Estratégico-Financeiro; e a importância da gestão do Capital de Giro.
A Gestão de Capital de Giro são os ativos circulantes e passivos circulantes que tem como objetivo realizar a administração das contas circulantes, garantindo um capital circulante liquida.
Ativos circulantes que tem destaque é o caixa, títulos, duplicatas a receber e o estoque; eles por sua vez sendo bem administrados garantem a liquidez da empresa.
Ativo passivo circulante são as duplicatas a pagar, títulos a pagar e despesas.
O planejamento financeiro existe se apresenta de duas formas:
Planejamento Financeiro de Curto Prazo que é chamado de orçamento de caixa, ele apresenta os recebimentos dos pagamentos, planeja as necessidades do caixa da empresa em curto prazo; mostrando os recebimentos previstos que ocorrerão em certo período.
Planejamento Financeiro em Longo Prazo tem quatro princípios fundamentais: orçar, racionalizar, reservar recursos e aperfeiçoar. Deixando o administrador apto a aproveitar e contornar eventuais dificuldades que a empresa possa passar.
O capital de giro são os recursos financeiros da empresa; sendo que existem dois capitais de giro:
Capital Próprio: é o que já pertence aos donos da empresa ou acionistas.
Capital de Terceiros: que seria os empréstimos, ações, debentures.
Devemos ressaltar que o capital de giro funciona em curto prazo e sua administração sempre se leva em conta os ativos tem que ter liquidez compatível, rentabilidade e uma boa administração dos ativos circulantes que se transformam em dinheiro no ciclo do caixa.
O ciclo de caixa é uma ferramenta que serve para medir o dia a dia da empresa, verificando o comportamento dos pagamentos e os recebimentos das operações. A sua administração tem que levar em consideração as entradas, saídas, liquidez alta, liquidez baixa, rentabilidade alta e rentabilidade baixa.
Estudo da importância e critério de tomada de decisão dos indicadores, Valor Presente Líquido (VPL) referente a determinado investimento, Payback, e TIR. Abordando o conceito e critério de decisão; (O conhecimento das ferramentas e técnicas financeiras de suporte para este planejamento).
Valor Presente Liquido
O Valor Presente Liquido é uma ferramenta usada no fluxo de caixa de um projeto de investimento e somados ao valor inicial do mesmo usando uma taxa mínima de desconto.
Utilizando o VPL verificamos se haverá aumento no valor da empresa. Sempre que a empresa utiliza essa ferramenta permite considerar
...