A Inflação Monetária
Por: eva060473 • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.379 Palavras (10 Páginas) • 162 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
EVA MARTINS DOS SANTOS BRANDÃO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL
[pic 2]
Dianópolis - TO
2013
EVA MARTINS DOS SANTOS BRANDÃO
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade; Seminário.
Prof(s). Regina Malassise, Marcelo Viegas, Wilson Sanches, Marcia Bastos, Henry Nonaka.
Dianópolis - TO
2013
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa esclarecer alguns conceitos sobre algumas disciplinas do curso de Administração de Empresas onde consta no mesmo os conceitos de inflação, as taxas de juros e as taxas de câmbio, onde estes pontos foram discutidos dentro da disciplina de Microeconomia e Macroeconomia. Tem-se ainda a descrição mais aprofundada acerca dos Métodos Quantitativos aplicados à Gestão Empresarial, que para o curso em andamento é de fundamental importância o acadêmico ter o domínio das medidas de tendência central, medidas de dispersão, técnicas de amostragem probabilística, números índices e sobre a deflação de dados. Em seguida é tratada de forma sucinta a questão da ética, política e sociedade, onde estas três andam interligadas entre si no mundo globalizado atual. E finalizando ocorre o enfoque na forma de consumo mais adequada que deve ser proposta pelas organizações (empresas) em relação às estratégias mercadológicas utilizadas, respeitando o consumidor final que é o cidadão.
2 DESENVOLVIMENTO
Quando tratamos da questão 1, sobre microeconomia e macroeconomia teremos de tratar os três pontos primordiais onde tentaremos esclarecer o mais breve possível acerca destes conceitos.
O primeiro ponto a ser tratado é a inflação e buscou-se como a mesma se forma dentro de um determinado local, neste caso leva-se em conta o país no qual moramos, o Brasil, onde é causada pelo grande aumento no preço de um determinado produto em um determinado tempo. E com isso podemos notar que o nosso dinheiro categoricamente valeria menos, mais ao contrário se a inflação fica em um patamar baixo, notamos que os preços dos produtos não elevam e com isso ocorre a estabilização da moeda no país. A inflação em um país é fundamental para as políticas econômicas, onde é ela que dita as regras de como será o futuro econômico do país, por exemplo como ocorreria uma intervenção no caso de uma super alta na inflação com relação ao desemprego do país, dessa forma a equipe econômica responsável pelas políticas públicas da área econômica deverá desenvolver ações para reverter este problema.
Dentre as causas existem três tipos de inflações no país, no qual se informa abaixo:
Inflação Monetária
- Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;
Inflação de Demanda
- Demanda por produtos (aumento no consumo) maior do que a capacidade de produção do país;
Inflação de Custos
- Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.
Então nota-se que a inflação não é uma coisa simples e depende da alta ou da baixa de um determinado produto que é de uso primordial no mundo, temos como exemplo o petróleo, quando este produto esta em alta o mesmo faz com que suba a inflação em todos os países que dependem da importação do mesmo e com isso atrapalha a chamada balança comercial deste mesmo país.
No Brasil existem ainda os indicadores que são índices propostos pelas principais entidades conhecedoras de economia no país, onde entre elas citamos a Fundação Getúlio Vargas, a FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Tem-se como segundo ponto a ser tratado a taxa de juros que nada mais é do que um indicador utilizado na área de economia para calcular como exemplo uma conta vencida ou até mesmo um dinheiro que esta em uma conta de investimento. E a taxa de juros tem haver com o montante ou o valor do produto, o tempo que será realizado o cálculo do mesmo e a taxa a qual será submetido este produto. Segundo o site “queconceito” existem dois tipos de indicadores que permitem medir a taxa de juros. A taxa de juros nominal ou TIN, que é a porcentagem aplicada na hora de realizar o pagamento dos juros. E a taxa anual equivalente ou TAE, que mede qual é o ganho ao final de um dado ano, de forma padrão.
Como terceiro ponto, pediu-se a taxa de câmbio que segundo o BCB – Banco Central do Brasil é: “o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional.” As taxas de câmbio não tem nenhuma taxa perante ao BCB e pode ser negociada nas agências de câmbio e a moeda mais negociada no mundo é o dólar americano que é considerada a moeda mais corrente no mundo.
Na questão 2 abordaremos os métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial que dentre eles estão as medidas descritivas, os números índices e a deflação de dados, onde abordaremos de forma sintética cada um deles.
Dentro das medidas descritivas dividem-se ainda em três, que são as medidas de tendência central, as medidas de dispersão e as técnicas de amostragem probabilística. Onde as medidas de tendência central subdividindo-se em três, onde segundo FREUND 2006 as conceitua da seguinte maneira:
- Média: a média de um conjunto é a soma das entradas de dados, divididas pelo número de entradas;
- Mediana: a mediana de um conjunto de dados é o dado que fica no meio quando as entradas são colocadas em ordem crescente ou decrescente. Se o conjunto de dados tiver um número par de entradas, a mediana será a média entre os dois pontos que estiverem no meio do conjunto;
...