A Matemática financeira estuda várias formas de evolução do dinheiro
Por: leandroark • 24/4/2015 • Trabalho acadêmico • 653 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
CEAD DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
4º SEMESTRE TURMA N 40
PÓLO - INTERAÇÃO
MATEMÁTICA FINANCEIRA
AUTORES
FULANO A – RA 3999999
FULANO B – RA 3999999
FULANO C – RA 3999999
FULANO D – RA 3999999
FULANO E – RA 3999999
Campo Grande/MS
Novembro – 2013
CEAD DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
4º SEMESTRE TURMA N 40
PÓLO - INTERAÇÃO
MATEMÁTICA FINANCEIRA
AUTORES
FULANO A – RA 3999999
FULANO B – RA 3999999
FULANO C – RA 3999999
FULANO D – RA 3999999
FULANO E – RA 3999999
Atividades Práticas Supervisionadas, apresentada como requisito de avaliação Bimestral no CEAD da Universidade Anhanguera – UNIDERP, curso de Ciências Contábeis – 4º Semestre, sob a orientação em Tutoria EAD da Profª Ivonete Melo de Carvalho.
Campo Grande/MS
Novembro – 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A matemática financeira estuda várias formas de evolução do dinheiro. Podemos analisar comparar e definir as melhores alternativas para a aplicação ou obtenção de recursos financeiros.
Os principais termos usados nessa área são: Capital, juros, taxa de juros, período e montante. Além destes cinco termos principais existe o regime de capitalização, classificado em capitalização simples e capitalização composta.
Na capitalização simples somente o valor principal rende juros, eles são calculados aplicando-se a taxa sempre sobre o valor do capital inicial. A capitalização composta, os juros produzidos são integrados ao cálculo do próximo período, gerando juros sobre juros.
É importante lembrar que a taxa de juros e o período precisam estar na mesma unidade de tempo. Se a taxa for ao mês, o período deverá estar em meses.
De modo geral o ramo da matemática estuda o comportamento do dinheiro ao longo do tempo de maneira a maximizar o resultado, é uma das aplicações fundamentais da Matemática Financeira. Com as ferramentas certas se podem comparar alternativas, optando pela que mais terá benefícios ou menos prejuízo.
Etapa 01 passo 01
Conceitos básicos
A Matemática Financeira é uma ferramenta muito importante na análise de algumas alternativas de investimentos e financiamentos de bens de consumo. Serve para auxiliar e empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.
Capital
O Capital é o valor aplicado sobre alguma operação financeira. Conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado.
Juros
Juros é a remuneração do Capital empregado em atividades produtivas. Eles podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.
JUROS SIMPLES:
No regime de juros simples, os juros de cada período são sempre calculados em função do capital inicial (principal) aplicado. Os juros do período não são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Os juros não são capitalizados e, consequentemente, não rendem juros. Assim, apenas o principal é que rende juros.
JUROS COMPOSTOS:
...