A Motivação, Desmotivação E Gestão
Por: Brendson Lima • 5/10/2021 • Resenha • 725 Palavras (3 Páginas) • 72 Visualizações
INTRODUÇÃO
A motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, de acordo com Chiavenato (1999), a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais. A motivação é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos, ou seja, motivação é o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si, pois eles se sente satisfeitas em está realizando determinada atividade.
Levando isso para o âmbito organizacional, motivação é extremamente importante no que concerne aos aspectos que envolvem o ambiente de trabalho, do ponto de vista de Tamayo, Paschoal (2003), o principal problema da motivação no trabalho situa-se na interação dos interesses da organização com os interesses do empregado.
Neste sentido, o objetivo desse artigo é compreender como a motivação organizacional influencia dentro de uma organização, mostrando como, e o porquê que as pessoas ficam desmotivadas, e como motivá-las
Palavras – chave
Motivação, desmotivação, gestão.
METODOLOGIA
De início, aplicamos a pesquisa quali-quantitativa, este tipo de pesquisa envolve métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa, de modo a obter uma compreensão e explicação mais ampla do tema estudado. Uma abordagem quali-quantitativa permite que o pesquisador consiga um cruzamento de conclusões, tendo mais confiança nos seus dados. De acordo com Knechtel (2014) a pequisa qualitativa tem a preocupação primária com os processos, não se preocupando diretamente com o resultado e o produto; o interesse pelo significado, como as pessoas relatam suas vivências e experiências, sua visão de mundo.
Já a quantitativa tem a modalidade de pesquisa que atua sobre um problema humano ou social, é baseada no teste de uma teoria é composta por variáveis quantificadas em números, as quais são analisadas de modo estatístico, com o objetivo de determinar se as generalizações previstas na teoria se sustentam ou não.
Sabendo da importância que a Motivação Organizacional tem para direcionar os indivíduos a alcançar os resultados almejados por diversas empresas, aplicarmos uma análise em duas empresas que prestam serviços de hotelaria para avaliar o nível motivacional dos colaboradores e os métodos motivadores por parte dos gestores, assim, compreender de que forma afeta a produtividade sendo elas positiva ou negativa e obter soluções a longo prazo.
A pesquisa foi criada via formulários Google, utilizado como meio de coleta de dados dois questionários com a quantidade total de 20 perguntas (sendo 10 perguntas para os gestores e 10 para os colaboradores), para facilitar a aplicação e também a coleta de dados, tendo em vista a devida importância que cada colaborador tem no seu ambiente de trabalho a análise não foi aplicada para apenas um setor, mas sim para todos os setores das hotelarias. As informações pessoais e do ambiente de trabalho foram planejadas de maneira específicas, objetivas e de fácil compreensão, nos levando a obter resultados almejados. Dos questionamentos abordados utilizamos quatro gráficos no qual aborda as principais causas da motivação, se os colaboradores se encontram motivados e a importância da motivação no ambiente de trabalho que nos deram as informações necessárias para realizar esse artigo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Com a realização do questionário, Podemos observar nos gráficos abaixo que os gestores e a maioria dos colaboradores reconhecem o quanto a motivação é importante no ambiente de trabalho, 65% dos colaboradores dizem está motivados. Segundo uma pesquisa realizada pela Right Management, consultora norte-americana de recursos humanos com mais de 30 mil funcionários em 15 países, entre eles o Brasil, investir na saúde e no bem-estar do colaborador pode aumentar a produtividade em até 50%.
...