A Motivação, Liderança e Gestão de Equipes
Por: Tadeu Braga • 30/5/2021 • Trabalho acadêmico • 369 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Av. Motivação, Liderança e Gestão de Equipes
O ensino à distância é uma realidade incontestável, tanto para empresas, quanto para profissionais. É uma maneira econômica, cômoda e moderna de se aprimorar. Pode ser considerada hoje como excelente alternativa de auto-aprimoramento.
Você concorda com essa afirmativa? Justifique sua resposta apresentando vantagens ou desvantagens da opção escolhida.
A educação à distância, ou e-learning, vai de encontro a realidade de um mundo diversificado e globalizado. O uso da ferramenta tecnológica (computadores e similares), tem sido cada vez mais facilitado, através de ambientes operacionais/sistemas amigáveis.
Acredito que o ensino à distância deve, sim, ser considerado nos tempos atuais uma excelente alternativa de autoaprimoramento, tendo inúmeras vantagens, tais como:
Fácil acesso à fontes de conhecimento ( sites, vídeos, resenhas, etc ) ;
Diminuição de custos e ganho de eficácia do aprendizado ;
Aprendizagem sob responsabilidade do próprio tutelado, criando maior comprometimento do mesmo;
Facilidade na mobilidade do local do estudo ;
Organização própria do tempo dedicado ao aprendizado ;
Maior difusão de cultura/conhecimento geográfico, não restringindo o aluno à cultura de uma comunidade local.
Os itens acima citados mobilizam o indivíduo em aprendizagem a ter maior domínio pessoal, flexibilidade nos modelos mentais, entendimento de visões compartilhadas, compreensão do pensamento sistêmico praticado em qualquer organização e enriquecimento para o trabalho em equipe. Tudo isso se dá devido ao entendimento e à difusão do “faça você mesmo”, gerando indivíduos fortes, com estímulo para o desenvolvimento para novas formas de pensamento e conscientização da colaboração mútua para a aprendizagem, formando, um ambiente propício para ampliação da capacidade de inovação para atingimento de resultados.
Cito: “A ninguém deve ser negada a oportunidade de aprender, por ser pobre, geograficamente isolado, socialmente marginalizado, doente, institucionalizado ou qualquer outra forma que impeça o seu acesso a uma instituição. Estes são os elementos que supõem o reconhecimento de uma liberdade para decidir se se quer ou não estudar”
(Charles Wedemeyer, apud Keegan, 1986)
"Porque qualquer dia, a qualquer hora e em qualquer lugar, é provável que algo de improvável venha a acontecer" Aristóteles
...