AD De Liderança E Desenvolvimento De Equipes
Artigo: AD De Liderança E Desenvolvimento De Equipes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patriciaventurim • 27/4/2013 • 1.230 Palavras (5 Páginas) • 1.049 Visualizações
Disciplina: Liderança e Desenvolvimento de Equipes
Curso: Gestão em Segurança Pública
Professor: Damaris de O. Batista da Silva
Nome do aluno: Patrícia Venturim
Data: 14SET2012
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Leia trechos do case da Tilibra e, após, responda à questão formulada:
“Na Tilibra uma das estratégias da empresa que estimula o funcionário vestir a "camisa da empresa" foi instituída em 1997 e foi batizada pelo nome de Programa de Melhorias Tilibra. De acordo com Ricardo Carrijo, diretor de Qualidade, este programa foi implantado com os objetivos de reduzir custos e diminuir a quebra de equipamentos. "Na oportunidade também tínhamos como meta a melhoria dos nossos produtos e abrimos espaço para as pessoas, que atuavam na Tilibra, apresentassem propostas viáveis e que pudessem ser implementadas no dia a dia", relembra, ao acrescentar que todos os profissionais foram convidados para participarem do programa. Consequentemente, criou-se um Sistema de Reconhecimento para estimular a participação efetiva dos profissionais. "Hoje, faz parte da rotina das nossas equipes apresentarem sugestões que podem ser implementadas", frisa Carrijo. Todo colaborador da Tilibra pode participar do programa. Para isso, as próprias equipes têm a liberdade de mesmo antes de apresentar uma sugestão, já implantá-la no dia a dia das suas atividades. Dessa forma, o grupo apresenta os resultados obtidos através de um formulário que leva em consideração quesitos como, por exemplo: produtividade; produtividade, tempo de entrega do produto e motivação. “Oferecemos aos participantes que tiveram suas sugestões consideradas viáveis premiações bimestrais consideradas simbólicas como jantares e cafés da manhã”. Mas também temos um ponto alto, quando é realizada uma avaliação anual e os grupos que apresentaram propostas significativas recebem como prêmio uma viagem. Todos os membros das equipes vencedoras são contemplados e podem levar um acompanhante na viagem. Essa é uma forma dos nossos funcionários compartilharem as conquistas com os familiares, com as pessoas que eles amam", assinala Ricardo Carrijo, ao enfatizar que a receptividade tem sido tão positiva que apenas em 2010, mais de três mil melhorias foram implantadas na companhia.” (Fonte: Rh.com.br)
Com trechos deste case da Tilibra, publicado em www.rh.com.br, escreva um texto entre 15 e 20 linhas apresentando o porquê de as empresas necessitarem de líderes que saibam desenvolver suas equipes. (4,0 pontos).
Um líder tem como principal objetivo o de gerir pessoas, o líder é uma peça chave de uma organização, pois é através dele que se consegue uma integração entre o (s) chefes e seus subordinados. Ma se o líder não tiver essa competência, uma empresa pode até perecer.
Para que uma pessoa se torne um líder, é de suma importância saber trabalhar em equipe, esta pessoa tem de estar motivada, preocupada com seus liderados, estar realmente comprometida com o crescimento da empresa, estar comprometida com os objetivos e metas a ser alcançados pela mesma. A liderança ruim faz acontecer o descrédito dos colaboradores, clientes e funcionários. O líder é o espelho da equipe, que estando em sinergia, representará o sucesso da organização. Em tempos remotos, o único objetivo das empresas era em conseguir os maiores lucros, os gestores eram distantes dos funcionários, não se preocupavam com eles, eram considerados “somente subordinados, talvez achassem que fossem máquinas”. Atualmente os líderes devem se interessar pelos seus “seguidores”. Um verdadeiro líder tem a obrigação de motivar seus liderados, sabendo que isso não é uma tarefa fácil, deve ser realizada diariamente, acredito que mais difícil do que esta missão é este mesmo líder conseguir se manter também diariamente com esta mesma motivação. Acerca deste assunto achei interessante o que citou NÓBREGA (2006, p. 18): “É por isso que chefes são comuns, líderes são raros. É por isso que existem muitas empresas de sucesso, mas pouca gente feliz lá dentro”.
2. Jesus foi um judeu com uma nova missão. Apresentou a multidões, fez discípulos que continuaram com a divulgação de sua mensagem. Fez uso da cooperação e serviu pessoas dando-lhes alimento, lavando os seus pés, apaziguando ânimos, mobilizando pessoas com mensagens espirituais e emocionas; mas quando foi preciso também foi enérgico e coercitivo. 2011 anos depois sua mensagem é pregada em todo o planeta, e a contagem dos anos é dividida antes e depois de sua presença física.
Jesus é tido como o maior líder que já existiu.
Comente esta afirmação, entre 10 e 15 linhas, justificando sua resposta à luz das teorias de liderança. (3,0
...