A ORGANIZACIONAL DA EMPRESA TECNOSAMPA
Por: Carlos Henrique • 1/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.956 Palavras (8 Páginas) • 185 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................1
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................2
2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO................................................................................2
2.2 EMPREENDEDORISMO.......................................................................................4
2.3 ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS..........................................................................5
3 ORGANOGRAMA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA TECNOSAMPA...............7
4 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
- INTRODUÇÃO
Nesta produção textual será feito uma análise crítica a respeito da temática de ética em gestão de projetos, analisando o contexto apresentado sobre as competências das matérias “Homem, Cultura e Sociedade”, “Ética, política e Sociedade”, “Empreendedorismo” e “Sistemas de Informação’.
Na contextualização da situação geradora de problema serão abordados questões sobre as relações humanas e comercias de modo a analisar como a ética e moral será empregada nessa situação de âmbito profissional principalmente pelos gestores.
Nesta análise será apresentada uma situação problema em que duas empresas a brasileira Tecnosampa, do ramo de desenvolvimento de sistemas de informação e a filial brasileira da Steinadler, multinacional do ramo químico, firmam parceria de cooperação tecnológica a fim de melhorar o atendimento ao mercado nacional, mas enfrentam problemas de gestão.
Abordaremos ao longo do trabalho uma breve síntese a respeito das empresas, dos personagens e dos problemas evidenciados nesta relação comercial e profissional, citando sistemas de informação e gestão, perfis empreendedores e aspectos éticos e sociais.
- DESENVOLVIMENTO
Para entendimento dos fatos a seguir vamos abordar a situação, a filial brasileira da Steinadler e a Tecnosampa firmaram parceria para uma cooperação de tecnológica de desenvolvimento de sistemas de informação, nesta parceria a Tecnosampa desenvolveria projetos de sistemas de informação de acordo com necessidade da Steinadler brasileira para adequar-se ao mercado nacional.
A frente destes projetos estava senhor Sílvio, gerente de projetos da Tecnosampa, profissional que se via muito incomodado com os rumos que a relação operacional desta parceria seguia.
A pesar do salto nos lucros devido ao sucesso comercial desta relação, a parte de execução dos projetos enfrentava problemas devido à falta de informações e requisitos os projetos sempre precisavam ser revistos, gerando retrabalho e consequentemente aumento dos custos, que não poderiam ser repassados pelo projeto já ter sido aprovados pela matriz alemã anteriormente.
Diante disso o gerente de projetos da Steinadler Sr. Oliveira que fazia interface com a Tecnosampa, e que habitualmente era responsável pelas falhas de informação, juntamente com os Vice-presidentes da Tecnosampa tinham que encobrir essas falhas de orçamento criando falsos projetos, falsas evidencias, superfaturamento, e punham a encardo destas o senhor Sílvio, que não era conivente com essa situação.
Pela continuidade dos ocorridos, que a cada dia mais o chateavam, Sílvio resolveu tentar resolver a situação conversando diretamente com o presidente da Tecnosampa a fim de que ele pudesse intervir para se resolver esses problemas e a parceria continuasse prospera para de forma a seguir a ética profissional.
2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Diante de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico a importância de um sistema de informação gerencial de torna cada mais relevante. Trabalhar esse conceito de forma ética é inteiramente necessário para se ganhar em competitividade e credibilidade neste mercado, e ter profissionais com esse tipo de perfil é essencial.
Um Sistema de Informações Gerencial (SIG) abrange uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informação rotineira aos gerentes e aos tomadores de decisão. (STAIR e REYNOLDS, 2002, p. 18).
No contexto do caso temos a relação entre duas empresas a brasileira Tecnosampa, que oferece ao mercado serviços de desenvolvimento de sistemas de informação destacando-se pela inovação e pelo compromisso de entrega e a Steinadler multinacional alemã do ramo químico que é especializada em tintas e solventes, sua filial brasileira detém grande atenção da matriz diante de uma considerável contribuição para o faturamento total.
Nesse cenário o responsável pela Steinadler era o Sr. Oliveira, gerente de projetos, enquanto na Tecnosampa atuavam o presidente Sr. Nogueira, dois vice-presidentes, Sr. Ferreira VP técnico e Sr. Pereira VP comercial, e o Sr. Silvio Becker, gerente de projetos e responsável pela liderança na execução dos projetos para a Steinadler, este muito graduado e qualificado acaba se tornando pessoa principal na situação devido a não querer ser conivente com a relação que estava sendo praticada pelos gestores.
A relação profissional entre as duas empresas teve início a partir da necessidade da Steinadler por desenvolvimento nos sistemas de informação corporativo global para atender as particularidades do mercado brasileiro, após análise de fornecedores de software brasileiros fecharam parceria com a Tecnosampa pela sua proposta de flexibilidade e garantia de entrega em cenários complexos porem no desenvolvimento dos projetos a Tecnosampa sofreu com alguns problemas de gestão, falhas em requisitos e dados incompletos o que gerava retrabalho e necessidade de relocação de recursos pelos gestores.
...