A PROFISSÃO ADMINISTRADOR
Por: Mylene Farias • 18/11/2022 • Trabalho acadêmico • 4.601 Palavras (19 Páginas) • 75 Visualizações
[pic 1]
PROJETO INTEGRADOR
profissão administrador
2021/1
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
ESCOLA DE NEGÓCIOS |
INGRID RAMOS SANTOS CORREIA
MYLENE NUNES FARIAS
PROJETO INTEGRADOR
profissão administrador
Estudo apresentado como requisito parcial para a disciplina Projeto Integrador / Laboratório de Gestão dos Cursos Digitais, da Escola de Négocios, da Universidade do Vale do Itajaí.
Professor (a): Josiane da Luz
2021/1
SUMÁRIO
1 COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL 3
2 MERCADO DE TRABALHO PARA O PROFISSIONAL 6
3 REFLEXÕES DA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL NA ATUALIDADE 14
4 TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES PARA O PROFISSIONAL 17
REFERÊNCIAS 20
1 COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL
A existência da administração vem de muito antes da idade de Cristo, com a necessidade de os antigos solucionarem problemas práticos na época. Na história da administração as instituições que mais se destacaram foram a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares, mas no século XX foi com a chegada da Revolução Industrial que a administração ganhou espaço e onde desenvolveu grande parte das teorias. (CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO, 2020)
Pelo Conselho Federal de Administração (2020) apesar de ser uma atividade praticada há muitos anos pelo mundo, a profissionalização desta no Brasil é muito recente, somente nos anos de 1952 é que se iniciou o ensino neste país. A necessidade começou a se tornar mais clara na década de quarenta, quando na transição de um modelo agrário para industrial necessitou de mão de obra qualidade para suporte nas questões econômicas e administrativas. Um administrador deveria estar apto para entender e desenvolver o processo de industrialização.
A regulamentação da profissão veio através da Lei nº 4.769 de 09 de setembro de 1965, no art 14 fala que a profissão só poderia ser exercida por profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Administração. (SANTA CATARINA, 2010)
A atividade dos administradores é vista como essencial nas diversas organizações em todo o mundo, é primordial para que as atividades sejam conduzidas aos objetivos.
Em Adam et. al. segundo Sobral e Peci (2013), pode-se definir administração como um processo de coordenação do trabalho dos integrantes da organização e de alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos definidos de uma forma eficaz e eficiente.
Henry Fayol, em 1916, apontou, as principais funções da Administração (Previsão, Organização, Coordenação, Comando e Controle). Qualquer que seja a organização privada, pública ou do terceiro setor, dos mais diversos tamanhos sejam elas, pequena, média ou grande, o administrador precisará desempenhar pelo menos essas funções. Estas não estão inter-relacionadas, mas coordenadas independentemente para atingir os objetivos organizacionais. (BARRETO, 2017)
Entre as habilidades que o administrador deve possuir para executar o seu trabalho com sucesso em ADAM et. al. apud Chiavenato (2018) destacam-se as de natureza técnica, humana e conceitual. A habilidade técnica é a capacidade de utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas com base na educação e experiência profissional. A habilidade humana, de outro lado, consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, possibilitando a comunicação, compreensão de atitudes e motivações, de forma a desenvolver uma liderança eficaz. Por fim, a habilidade conceitual se traduz na capacidade para lidar com ideias e conceitos abstratos, permitindo o desenvolvimento de abstrações, filosofias e princípios gerais de ação, proporcionando idéias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber aonde chegar para que sejam definidos o comportamento e as ações futuras necessárias.
[...] a administração passou por uma drástica reformulação e ampliação. Não significa apenas supervisionar pessoas, tomar conta de departamentos ou cuidar das finanças de uma organização, nem se restringe mais a planejar, organizar, dirigir e controlar atividades. Significa conduzir toda uma organização em direção a objetivos previamente definidos, para obter resultados concretos e alcançar sucesso e sustentabilidade ao longo do tempo. Feito por um conjunto integrado e coeso de pessoas interligadas por objetivos comuns, o que também não é realizado por um único líder, mas por uma liderança de lideranças dentro da organição, aglutinando mentes e corações[...]. Tem a ver com sinergia, ou seja, esforços que se juntam de modo que o resultado seja maior do que apenas a soma das partes envolvidas. (CHIAVENATO, 2008).
As competências são ‘exigências’ além das funções de planejamento, organização, direção e controle administrativos. Uma competência administrativa é um conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes de que uma pessoa necessita para ser eficaz em um vasto campo de atividades administrativas, em vários tipos de organizações.
Algumas competências pessoais para o sucesso gerencial estão listadas a seguir, extraídas da American Assembly of Collegiate Schools of Business (AACSB):
Liderança: habilidade de influenciar outros a realizar tarefas;
Auto-objetividade: habilidade de avaliar a si mesmo realisticamente;
Pensamento analítico: habilidade de interpretar e explicar padrões em informações;
Flexibilidade comportamental: habilidade de modificar o comportamento pessoal para alcançar metas;
Comunicação escrita: habilidade de se expressar claramente por escrito;
Comunicação verbal: habilidade de expressar claramente idéias em apresentações orais;
Impacto pessoal: habilidade de criar uma boa imprenssão e instigar confiança;
Resistência ao estresse: habilidade de realizar tarefas sob condições estressantes;
...