A Pesquisa Bibliografica
Por: Adneia • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.084 Palavras (13 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 GESTÃO DE PROJETOS 4
2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 7
2.2.1 Gestão por Competência ................................................................................... 7
2.2.2 Administração da Produção, Conceitos e Viabilidades...................................... 8
2.2.3 Aplicabilidade da Logística................................................................................. 9
2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 10
2.3.1 Empreendedor, Administrador e Intraempreendedor...................................... 10
2.3.2 Análise de Mercado e Plano de Marketing....................................................... 12
2.3.3 Estudo de Mercado....................................................................................... 13
3 CONCLUSÃO 4
REFERÊNCIAS 5
1 INTRODUÇÃO
A elaboração deste trabalho foi muito importante, pois no decorre do desenvolvimento pude perceber a importante de Gestão de Projeto, Administração da Produção e Logística e Empreendedorismo e Plano de Negocio sendo um processo de inovação.
No mercado atual, os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando transparência e éticas nas empresas e se preocupando com a sustentabilidade. Isto facilitara a identificação do problema buscando, além de, criar estratégias para desenvolver o planejado, solucionando os problemas apontados, podendo ser resolvido em curto e longo prazo, e prevenir dos problemas futuros. Embora cada um sejam processo diferente, mas ambos estão interligados, para melhor desempenho.
- DESENVOLVIMENTO
Papel estratégico da direção e da área de gestão de projeto onde com o pré-projeto podemos verificar o desempenhos organizacionais superiores e vantagem competitiva.Tendo em vista que tanto a direção quanto os recursos humanos são pontos-chave de uma organização, as decisões tomadas pela direção a respeito da área de pessoas e a maneira como ela será administrada, pode gerar grande impacto no desempenho organizacional, pois agrega valor ao produto final.
Um dos principais focos estratégicos estabelecidos pela empresa é o planejamento administrativo da produção e logística, onde são discutido estratégias e atendimento ao público e a capacitação dos colaboradores. A vantagem competitiva resulta na boa condução em direcionada pelo estudo de mercado, analise do mercado e plano de marketing, visando sempre um bom desempenho do administrador e empreendedor.
2.1 GESTÃO DE PROJETOS
Gestão de projetos é a área da administração aplicada de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.
1) Os cinco exemplos das fases do projeto são: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle, Encerramento.
Iniciação: Define e Autoriza o Projeto ou uma fase do projeto
iniciado. Exemplo: quando se inicia uma reforma na empresa este
projeto depende de uma iniciação para que ele ocorra bem.
Planejamento: Define e refina os objetivos e planeja a ação
necessária para alcançar os objetivos e o escopo para os quais o
projeto foi idealizado. Exemplo: o planejamento ajuda a traçar
objetivos em um projeto, conseguindo deixar ele mais perfeito
possível para que o mesmo chegue ao êxito.
Execução: Integra pessoas e outros recursos para realizar o plano
do projeto. Exemplo: a execução é a mão na massa ele que recruta
as pessoal ou equipamentos necessários para a execução do
projeto e a realização do mesmo.
Controle: mede e monitora regularmente o progresso para identificar
variações em relação ao plano de gerenciamento do projeto, de
forma que podem ser tomadas ações corretivas quando necessário
para atender aos objetivos do projeto. Exemplo: quando o projeto
esta se desviando ou fugindo do prazo de execução o controle
buscacentrar este projeto de forma corretiva deixando perfeito e
conforme o planejamento avia definido.
Encerramento: formaliza a aceitação do projeto, serviços ou
resultados e conduz o projeto ou uma fase a um fim ordenado.
Exemplo:Quando o projeto chega ao fim é nesse cario que ele seja
finalizado e entregue conforme planejado, formalizando este
encerramento e finalizando o mesmo de forma correta.
2) As nove áreas do conhecimento são: Custos, tempo, escopo, qualidade, aquisição, comunicação, recursos humanos, riscos e execução.
Custos: Os projetos precisam de pessoas, ferramentas, máquinas, materiais que precisam ser adquiridos ou alugados para atender aos objetivos do projeto. O dinheiro deve estar presente nos momentos certos para que as atividades possam ser executadas.
Tempo: Os projetos são esforços com tempo definido e para que a satisfação do seu cliente seja atendida os prazos devem ser monitorados e controlados de forma que o resultado do projeto seja atingido no momento adequado.
Escopo: Cada projeto tem seu escopo específico, que deve ser documentado e gerenciado. Muitos problemas oriundos de projetos são referentes a má definição ou interpretação do escopo do projeto. É através da definição do escopo do projeto que você vai poder planejar o custo, prazos, pessoal e qualidade.
Qualidade: Os projetos devem atender ao seu objetivo inicial, devem existir critérios de aceitação para o projeto e seus elementos componentes. Por exemplo, de nada adianta elaborar a construção de uma ponte no prazo e custos acordados se ela não atende aos requisitos de funcionamento e desempenho. É importante que estas informações também estejam documentadas.
Aquisições: Muitos elementos necessários ao projeto como máquinas, informações, pessoas e insumos podem ser adquiridos fora da organização. Dessa forma é comum que as empresas ao gerenciar os projetos estabeleçam critérios de qualidade e prazos para fornecedores, bem como a negociação e a gestão com os mesmos. Um atraso ou prejuízo técnico pode acontecer no projeto por meio de problemas no fornecimento e a empresa cliente do projeto não estará interessada em saber de quem é a responsabilidade.
Comunicação: Projetos complexos precisam de planos de comunicação. Como relatar os desempenhos se relacionar com clientes e fornecedores, tudo isto deve ser planejado e implementado com objetivo de garantir a adequada comunicação a todos às partes interessadas de um projeto.
Aliás, este é um dos maiores problemas em gestão de projetos, a comunicação ineficaz.
Recursos Humanos: São as pessoas que gerenciam e executam os projetos, e projetos de diferentes complexidades podem exigir pessoas com diferentes competências, é importante que os gestores dos projetos aloquem as pessoas nas atividades programadas garantindo o atendimento a desempenhos em custos e prazos.
Risco: Projetos também são alvos de incertezas, e é preciso gerenciá-las. Estabelecer um plano de gestão de riscos, identificando os riscos, avaliando-os e estabelecendo medidas de controle são fundamentais para evitar que surpresas ocorram no meio do caminho.
Integração: Todas as áreas de gerenciamento de um projeto não estão simplesmente isoladas. Acontecimentos e alterações em determinadas áreas podem alterar os resultados e os rumos de um projeto. Por exemplo, alterações no escopo do projeto, vão impactar o prazo de realização e os custos do mesmo, assim como os riscos de um projeto. A integração é responsável por gerenciar as interfaces e garantir que um projeto tenha sucesso em sua realização.
...