A Prova de Invenção
Por: rosananveras • 17/11/2019 • Resenha • 390 Palavras (2 Páginas) • 107 Visualizações
Prova de invenção.
Atualmente o conhecimento é um fator imprescindível dentro da organização, pois a mesma está cada vez mais sensível a mudanças que determinam a sobrevivência desta no mercado. Nesse sentido, a gestão do conhecimento é aplicada como um método que contribui com o controle de dados e informações que suprem as carências organizacionais com o propósito de obter o sucesso organizacional.
De modo geral, a gestão do conhecimento pode ser entendida como uma área responsável pelo gerenciamento do capital intelectual da empresa, se preocupando, portanto, em capturar, disseminar e transferir o conhecimento. Esse conhecimento é constituído através de dados e informações, onde os dados correspondem a códigos que integrados geram uma informação e o conjunto dessas, o conhecimento. A partir disso, esse (substitui A importâncias desses aspectos) pode se dar de forma tácita e explícita, visto que a forma tácita é construída por meio de experiências adquiridas, possuindo característica pessoal. Já a explícita é facilmente descrita, pois pode ser codificada em práticas, procedimentos, treinamentos e documentos, isto é, de maneira formal e sistêmica, desse modo, o desempenho da empresa depende da combinação desses dois tipos de conhecimento.
Nesse sentido, as organizações criam e utilizam o conhecimento por meio da combinação, ou seja, convertendo o tácito em explícito, ou vice-versa. Dessa forma, são identificados quatro modos de conversão, que por sua vez constituem a chamada espiral do conhecimento, compreendida como a ligação que vai do tácito para o tácito (socialização); do tácito para o explícito (externalização); do explícito para explícito (combinação) e por fim, do explícito para o tácito (internalização). Esse processo quando inserido em uma organização permite a geração de conhecimento e inovação de modo individual, entre as equipes de trabalho e para a organização como um todo. Logo, quando a espiral é constante e contínua, o processo de gerenciamento do conhecimento é mais efetivo, mas se esta possui dimensões mais intensas que outras, o processo não é contínuo, é o que ocorre, por exemplo, com a instituição bancária de Mossoró, onde a etapa de socialização é mais enfatizada, isso acaba prejudicando a efetividade da gestão do conhecimento da unidade, por isso, o processo de criação de cognições em uma empresa deve ser trabalhado de forma interrupta para elevar a eficiência da gestão.
...