A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Por: Janaina Rodrigues • 4/10/2021 • Monografia • 3.937 Palavras (16 Páginas) • 324 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA
ETEC CEL. FERNANDO FEBELIANO DA COSTA
Técnico em Administração
Ademir Felipe Carrel Ribeiro
Eduarda de Campos Saboleski
Felipe Françoso da Silva
Helen Araújo
Janaina Rodrigues
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: a relação entre a produtividade e a saúde do trabalhador.
Piracicaba
2019
Ademir Felipe Carrel Ribeiro
Eduarda de Campos Saboleski
Felipe Françoso da Silva
Helen Araújo
Janaina Rodrigues
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: a relação entre a produtividade e a saúde do trabalhador.
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso Técnico em Administração da Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, orientado pelas professoras Diana Leite Kochmanski Fuzetti e Eliana Helena Gonçalves da Silva, como requisito para obtenção do título de técnico em administração.
Piracicaba
2019
RESUMO
Esse trabalho de conclusão de curso, aborda um assunto de preocupação das empresas para trazer a satisfação e bem-estar aos trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas. Em especial sobre a implantação do método da acupuntura, como forma de minimizar e/ou tratar/prevenir doenças ocupacionais, fazendo com que os colaboradores se sintam e de fato sejam valorizados. Para isso foram analisados dados do INSS referente as maiores causas/fatores de afastamentos, faltas e invalidez no trabalho em diversos ramos (comércio e indústrias). Será analisado também dados reais de uma pesquisa que foi feita em uma determinada empresa que por questões éticas será chamada nesse trabalho por “EMPRESA X”, onde é oferecido como benefício o tratamento complementar da acupuntura aos colaboradores.
Palavras-chave: Qualidade de Vida. Acupuntura. Trabalhador.
ABSTRACT
This course completion paper addresses a matter of concern for companies to bring workers satisfaction and well-being in the development of their tasks. Especially about the implementation of the acupuncture method, to minimize and / or treat / prevent occupational diseases, making employees feel and in fact be valued. For this, data from the INSS were analyzed regarding the major causes / factors of leave, absence and disability at work in various branches (trade and industry). It will also be analyzed real data from a research that was done in a certain company that for ethical reasons will be called in this work by "COMPANY X", where it is offered as a benefit the complementary treatment of acupuncture to employees.
Keywords: Quality of Life. Acupuncture. Worker.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 TEMA 7
2.1 Objetivo Geral 7
2.2 Objetivos Específicos 7
2.3 Situação Problema 7
2.4 Justificativa 7
2.5 Metodologia 8
2.6 Cronograma 8
3 REFERENCIAL TEÓRICO 11
3.1 Qualidade de Vida no Trabalho 11
3.2 A Qualidade de Vida como Objeto de Estudos 13
3.3 A Saúde do Trabalhador no Ambiente de Trabalho 14
3.4 A Utilização do método Terapêutico Dentro das Empresas. 15
4 PESQUISA 17
5 MOSTRA CIENTÍFICA 20
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
- INTRODUÇÃO
O trabalho faz parte da vida humana, ele serve como uma ocupação, como instrumento de transformação para o ambiente em que vivemos, e serve principalmente para trazer benefícios através da venda da mão de obra e ou conhecimento, tendo como recompensa o salário combinado com o empregador que possibilita a compra de produtos e serviços.
No entanto, o que fazem as empresas (sejam elas pequena a grande porte) produzirem, terem lucro e venderem serviços, são as pessoas. As pessoas são fonte de conhecimentos, talentos únicos e habilidades, que são adquiridas através de cursos, experiências e vivências em seu ambiente de trabalho.
São elas que melhoram processos, inovam e trazem lucros diretos/indiretos para as empresas, fabricando produtos, operando máquinas e fazendo a manutenção desses equipamentos.
Muitas empresas exploram e desvalorizam as pessoas em seu ambiente de trabalho. Tendo como principais consequências a sua saúde física, mental e psicológica prejudicada. Existe nesse cenário pessoas trabalhando sem estímulo e ou incentivo algum, apenas por necessidade de sobrevivência.
Devemos levar em consideração que indivíduos (colaboradores) felizes em seu ambiente de trabalho, produzem mais e trazem maior lucro a empresa, diminuindo também o seu número de afastamentos, faltas e acidentes.
...