A Qualidade de Vida no Trabalho
Por: JuVieiraSevero • 17/8/2019 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 180 Visualizações
Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho
Sabemos da importância de um projeto ergonômico dentro das empresas, pois com ele o índice de doenças ocupacionais diminui e o bem-estar e qualidade de vida aumentam. Para o estudo deste projeto, a ergonomia apresenta abordagens que podem ser classificadas quanto a abrangência (Definição do projeto se de produto ou sistema), aplicação (concepção, correção, arranjo físico e de conscientização) e interdisciplinaridade por envolver diversas áreas do conhecimento humano. Focando no objetivo do projeto ergonômico de um escritório administrativo, como poderíamos envolver as classificações da ergonomia?
RESPOSTA
A abrangência da ergonomia no escritório se classifica em uma abordagem microergonômica, considerando o sistema do posto de trabalho. Quanto à aplicação de um projeto ergonômico em um escritório, nota-se a necessidade dos elementos de concepção, correção, arranjo físico e conscientização. Na concepção, é necessário garantir a aplicação das normas e especificações ergonômicas aplicáveis aos postos de trabalho dentro do escritório; logo, o arranjo físico deve garantir a disposição correta e confortável das estações de trabalho, deve dispor de luminárias de teto, janelas para ventilação e ausência de ruídos. Além disso, todas as máquinas, equipamentos, móveis e instalações devem ser adequados ao trabalhador, entre eles: cadeiras com apoio de braço, regulagem de altura e encosto adaptado à curvatura da coluna, apoio para os pés, suporte ajustável para as telas de computador, teclado móvel e com ajuste de altura.
Verifica-se a necessidade de correção, ou seja, de modificações de situações de trabalho já existentes, a fim de garantir que tudo esteja de acordo com o projeto ergonômico, para que de fato os riscos físicos aos colaboradores sejam prevenidos. Neste sentido, a conscientização também se apresenta como elemento fundamental, tanto na capacitação das pessoas responsáveis pela implementação e acompanhamento do projeto, como dos próprios funcionários em seus postos de trabalho. Os funcionários precisam ser orientados quanto à postura adequada, o uso do apoio para pés, a distância correta entre o monitor e o seu raio de visão, entre outros. O acompanhamento é fundamental para garantir uma melhoria na qualidade de vida dos colaboradores mediante à diminuição dos riscos à saúde no ambiente laboral.
REFERENCIAS
PORTAL, Educação. As diferentes abordagens em Ergonomia. Disponível em: < https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/as-diferentes-abordagens-em-ergonomia/42103>. Acesso em: 17 ago. 2019.
...