A Questão dos Paradigmas
Por: anypauly • 25/2/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 684 Palavras (3 Páginas) • 3.300 Visualizações
Faça um breve resumo sobre o vídeo: A Questão dos paradigmas por Joel Barker.
Os paradigmas são padrões ou modelos que são seguidos pelas pessoas e que por meio destes é estabelecido limites desta forma passamos a acreditar que a maneira habitual de realizar alguma tarefa é a única maneira possível. Neste caso, os paradigmas tornam-se barreiras a nossa capacidade de aceitar e compreender as novas ideias. Segundo Kuhn, os “paradigmas são as realizações cientificas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornece problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência”.
O vídeo tem inicio em uma reunião onde são apresentadas ideias de aprimoramento para a empresa, porém isto é visto com desagrado de acordo com os pensamentos dos demais funcionários presentes. Ideias novas trazem mudanças e o medo da incerteza, porém temos que entender que o futuro não é a continuação do passado e que a cada passo dado é necessário ter a inovação.
Mas o que nos impede de receber novas ideias?
Ideias revolucionárias causam dúvidas e incertezas e por esse motivo que algumas pessoas impõem uma barreira e não admitem novas mudanças. Procurar aprender e absorver novos conhecimentos também é considerado difícil para essas pessoas, pois significa sair da sua zona de conforto, ou seja, nada poderá ser como era antes e este pessimismo acarreta na repulsa ao que é novo e assim a pessoa fica presa as suas limitações. Os dados que não coincidem com os nossos paradigmas tendem a ficarem invisíveis, desta maneira, quanto maiores às mudanças, maiores são as barreiras que as pessoas levantam. Essa barreira é como um filtro isolando apenas as ideias que permitem o seu conforto, este acontecimento damos o nome de efeito paradigma, é quando enxergamos apenas o que queremos ver. Nossas regras e regulamentos impedem de aceitar as mudanças porque queremos ver o futuro com o olhar do velho paradigma.
Os contrastes dos anos 60 aos 80 demonstram as mudanças de paradigmas, como por exemplo, os japoneses eram conhecidos por possuírem produtos baratos e de má qualidade, porém eles inovaram e agora passa para o mundo o paradigma de boa qualidade, isto porque foi observado que lucrariam no aperfeiçoamento dos seus produtos e desta forma criaram uma epidemia mundial de qualidade. Quando um paradigma muda tudo volta ao zero isto acontece pelo fato de não se ter nenhum conhecimento sobre o que é novo. Com isso precisamos analisar desde o início, planejar qualquer situação e prever todo tipo de resultado até que se chegue onde desejaria. Outro exemplo é dos suíços que dominavam a indústria de relógios, porém por ficarem presos a velhos paradigmas, não aceitaram a evolução dos relógios de quartzo (criado pelos próprios suíços) e perderam o mercado para os japoneses. Os paradigmas influenciam na nossa tomada de decisão, vemos mal o que não se encaixa nos nossos padrões.
O mundo está em constante mudança e por este motivo deve-se entender que o sucesso passado não garante absolutamente nada no futuro, pelo contrário, pode gerar fracasso no futuro se acreditar que ele será para sempre e é por este motivo que devemos procurar sempre nos reciclar e acompanhar o andamento das mudanças no mundo, quem não muda fica para trás.
As
...