A RECEITA E DESPESA
Por: pleres • 16/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.669 Palavras (7 Páginas) • 225 Visualizações
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ-AESPI
Curso: Bacharelado em Administração
Disciplina: Contabilidade
Professor: Esp. Gilberto Santos Ferreira
RECEITA E DESPESA
Alunos:
Adriano Tavares de Sousa
Ezequiel Verçosa da Frota
José Luciano Cruz Oliveira
Rael Lima de Souza
Teresina/PI
Novembro/2013
RECEITA E DESPESA
Adriano Tavares de Sousa
Ezequiel Verçosa da Frota
José Luciano Cruz Oliveira
Rael Lima de Souza
Teresina – PI
Novembro/2013
SÚMARIO
- INTRODUÇÃO ........................................................................................... 04
- RECEITA E DESPESAS ............................................................................ 05
- Receita ............................................................................................ 05
- Despesas ........................................................................................ 06
- Principais características dos elementos ........................................ 07
- Reflexos das Receitas e Despesas no Patrimônio Liquido ............ 07
3.0 CONCLUSÃO ............................................................................................ 09
4.0 REFERÊNCIAL TEÓRICO ........................................................................ 10
1.0 – INTRODUÇÃO
As principais finalidades da Contabilidade é realizar o controle do Patrimônio e fornecer informações aos usuários. Com essa finalidade, a Contabilidade possui um recurso chamado Apuração do Resultado do Exercício, que é a apuração do lucro ou prejuízo obtido pela empresa durante o Exercício Social. Esse recurso é obtido através de um enfrentamento entre as contas positivas, de Receita e as contas negativas, de Despesa.
As receitas Receita e a entrada de elementos para o ativo em bens ou direitos a receber, correspondentes, à venda de produtos ou prestação de serviços, de uma empresa.
As Despesas para a Contabilidade é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos, as despesas decorem do consumo de Bens e da utilização de serviço.
As contas de Receita e Despesa são as chamadas Contas de Resultado, pois é através delas que se obtém o resultado do Exercício Social da empresa, apontando lucro ou prejuízo.
Neste trabalho será feito um detalhamento sobre as contas de Receita e Despesa, realizando uma demonstração de suas definições, características, principais elementos e o impacto que ambas causam sobre o Património Liquido.
2.0 - RECEITA E DESPESA
Normalmente uma vez por ano as empresas devem realizar o apuramento do resultado de seus negócios. Sendo assim são confrontadas as receitas e as despesas da empresa com o intuito de saber se obteve lucro ou prejuízo. Através desse processo é possível saber se a empresa obteve sucesso ou fracasso.
2.1 – Receita
No livro Contabilidade Básica de José Carlos Marion destaca o seguinte conceito para receita:
A receita corresponde em geral, a vendas de mercadorias ou prestações de serviços. Ela é refletida no balanço através da entrada em forma de direitos a receber (Receita a Prazo) – Duplicatas a Receber.
Receita é toda entrada monetária que ocorre dentro de uma empresa, essas entradas são fruto do seu faturamento. Portanto, receitas representam benefícios econômicos adquiridos durante o exercício social sob a forma de entrada de recursos, aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultem em aumento no Patrimônio Liquido.
Toda vez que entra dinheiro no caixa da empresa por meio de uma receita à vista, diz-se que essa entrada é um encaixe. Alguns exemplos de receitas são: vendas de produtos, juros cobrados pela organização e aluguel de imóvel de propriedade da organização.
2.2 – Despesa
No livro Contabilidade Básica de José Carlos Marion destaca o seguinte conceito para despesa:
A Despesa é todo sacrifício, todo esforço da empresa para obter Receita. (Todo consumo de bens ou serviços com o objetivo de obter Receita é um sacrifício, um esforço para a empresa). Ela é refletida no balanço através de uma redução do Caixa (quando é pago no ato – à vista) ou mediante um aumento de uma dívida – Passivo (quando a despesa é contraída no presente para ser paga no futuro – a prazo). A despesa pode, ainda, originar-se de outras reduções de ativo (além do Caixa), como é o caso de desgastes de máquinas (depreciação) e outros.
Despesa para a Contabilidade é o gasto necessário para a obtenção de receita. As despesas incluem os gastos e os investimentos. O gasto é o lançamento contábil que aumenta as perdas ou diminui os benefícios, é um desembolso financeiro, podendo ser um movimento de caixa ou conta bancaria. Já os investimentos é o dinheiro que se desembolsa com o objetivo de render no futuro.
As despesas estão relacionadas com os valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa. Alguns exemplos de despesas são: salários e encargos, telefone e comissão de vendedores.
...