A Reciclagem do Papel
Por: Mauricio Andrade de Lara • 30/6/2017 • Resenha • 510 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
Reciclagem do Papel
Ana Luiza Nunes, Julia Camiloti, Laís Alves Garske, Mariane Bigarelli Ferreira, Matheus Giglio de Oliveira, Maurício Andrade de Lara. (Grupo 1)
Palavras Chave: reciclagem, papel.
Introdução
O papel é um dos componentes mais presentes no nosso cotidiano, sendo então fonte de grande consumo e também de desperdício. Logo se faz necessário mecanismo de reciclagem, fazendo que estes não se tornem resíduos e sejam reaproveitados (FARIA, _).
Reciclagem e Importância
Segundo Penna (_), a grande quantidade utilizada de papel causa graves problemas ambientas, como desmatamento e o uso excessivo de recursos hídricos, sendo a sua reciclagem algo de suma importância, visto que reduz em cerca de 50% o uso de água durante o processo.
Os benefícios ainda aumentam em relação ao desmatamento, pois com a reciclagem, árvores deixaram de ser cortadas: “calcula-se que para cada 1 tonelada de aparas (papéis cortados usados na reciclagem) deixa-se de cortar de 15 a 20 árvores” (FARIA, _).
A reciclagem de papel não necessariamente necessita de meios industriais para ser realizada. Pode-se realizá-la em casa, de maneira artesanal.
Os papéis usados e as suas sobras, em conjunto denominados de aparas, são a matéria-prima para a reciclagem. Alguns processos conseguem reciclar 100% dessa matéria-prima, porém em algumas situações fibras virgens devem ser adicionadas ao processo para que a qualidade do papel seja preservada.
O processo consiste basicamente na limpeza das aparas, sendo elas descoloridas e alvejadas. Logo após essa etapa, obtém-se uma pasta celulósica, que passará por mais alguns processos, resultando no papel (RECICLOTECA, _).
Hoje cerca de 46% do papel produzido e comercializado no Brasil é reciclado e acaba por voltar a sua cadeia produtiva (RECICLOTECA, _).
[pic 1]
Figura 1. Processo de reciclagem de papel artesanal
Conclusões
O papel é hoje um produto utilizado em larga escala e apresenta uma produção elevada, sendo então necessários mecanismos que diminuam os impactos que este tipo de indústria causa ao meio ambiente.
A reciclagem do papel é algo que qualquer pessoa pode fazer, pois não necessita de mecanismos industriais e processos complexos, podendo ser realizado em casa. Logo se cada um reciclar o que consome em suas próprias casas, ou destinar aos órgãos que realizam este processo, o meio ambiente será poupado, e não sofreremos consequências futuras deste desgaste.
Referências
¹ FARIA, Caroline. Reciclagem de Papel. Disponível em :
² PENNA, Caetano. Faça você mesmo: reciclagem de papel.
Disponível em :< http://www.ecycle.com.br/component/content/article/65-papel/1961-faca-voce-mesmo-reciclagem-de-papel-como-fazer-reaproveitar-reciclar-em-casa-passo-a-passo.html> Acesso em: 23/10/2016.
³ RECICLOTECA. Papel: história, composição, tipos, produção e reciclagem. Disponível em
...