PARTE DO REGINALDO: RECICLAGEM DO PAPEL OU PAPELÃO
Por: Fernanda Barbosa • 24/4/2022 • Trabalho acadêmico • 510 Palavras (3 Páginas) • 154 Visualizações
PARTE DO REGINALDO:
RECICLAGEM DO PAPEL OU PAPELÃO
Já tem algum tempo a reciclagem do papel e papelão tem ganhado status maiores e mais importantes pois visa a sustentabilidade; assim é necessário entender e ampliar o seu processo de reciclagem; para contemplar a sustentabilidade ambiental, social e econômica que gira em torno dele.
.Na esfera ambiental, é retirado do meio ambiente e dá uma nova utilidade a uma quantidade exorbitante de material que poderia ser descartado como lixo comum, são vários os produtos que se obtém com a reciclagem do papel, como por exemplo: papel higiênico, guardanapos, toalha de rosto, papel para impressão, sacolas, entre outros., fazendo assim com que seja extraído menos matéria-prima do meio ambiente. Na parte social, as cooperativas de reciclagem gera inúmeras vagas de emprego a milhares de pessoas contribuindo assim para uma vida digna. Na questão econômica, muitas empresas economizam milhões ao utilizarem produtos reciclados.
O papel é extraído da madeira e é uma material de grande presença no nosso dia a dia, pois é usado para higiene, fabricação de cadernos, embalagens, impressão de documentos e na produção de outros diversos produtos; mas para tanto é necessário que várias árvores sejam cotadas, para a brancura das folhas é utilizado diversos produtos químicos; esses produtos causam poluição e traz um impacto negativo para o meio ambiente.
Para o meio ambiente a reciclagem de papel e papelão contribui também para se economizar água, poupa que novas árvores sejam derrubadas para o processo de fabricação de novo papel, reduz a emissão de gases do efeito estufa e o mais importante diminui o volume de lixo urbano, tanto doméstico como de empresas.
Conhecendo o processo de reciclagem do papel ou papelão:
- - há o recolhimento dos mesmos por catadores de cooperativas de coleta seletiva ou a busca em empresas parceiras que precisam descartar suas sobra;
- - o material é levado até galpões para triagem, onde o papel e o papelão são separados de plásticos que porventura ainda estejam grudados;
- - a seguir o material é prensado em grandes prensas que produzem fardos de aproximadamente uma tonelada
- - então, esses fardos são levados até empresas de reciclagem de papel e papelão e colocados numa máquina chamada desagregador, uma espécie de liquidificador gigante que tritura o material e o leva até uma esteira onde ocorre a primeira separação das fibras de papel.
Na sequência do processo de reciclagem de papel e papelão, ocorre a centrifugação:
- - que separa impurezas como areia e grampos que ainda estejam presentes no material;
- - depois de alguns processos químicos para remover a tinta e deixar o material mais claro;
- - a pasta resultante é destinada a uma prensa onde será secada e, após mais alguns processos, o papel começará a sair novamente em rolos que são destinados para o beneficiamento, concluindo a reciclagem de papel e papelão e reiniciando um novo ciclo.
Na coleta seletiva a cor estipulada para o papel e papelão é a azul.
REFERÊNCIAS:
CBS. Reciclagem do papel e papelão. Disponível em: https://www.cbsaparasdepapel.com.br/reciclagem-papel-e-papelao. Acesso em:
22/04/2022.
FRAGMAQ. Entenda como funciona a reciclagem do papel. Disponível em: https://www.fragmaq.com.br/blog/entenda-como-funciona-o-processo-de-reciclagem-do-papel/. Acesso em: 23/04/2022.
...