TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saudi Aramco é Uma Companhia Estatal de Óleo da Arabia Saudita

Por:   •  5/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

Saudi Aramco

A Saudi Aramco é uma companhia Estatal de Óleo da Arabia Saudita, é a maior companhia de óleo do mundo, tornando o país o maior exportador de petróleo cru do mundo. As bolsas de valores de Londres, Nova York e Hong Kong estão ansiosas, já que já que o governo planeja tornar uma parte da empresa pública, se isso acontecer, certamente será o maior IPO da história.

A empresa foi criada em 1933 a partir de um acordo criado entre a Arabia Saudita e a empresa de petróleo californiana Socal, esse acordo concedia exclusivamente a exploração e extração de petróleo por empresas americanas e britânicas em território saudita. Originalmente chamada de Californian Arabian Standart Oil Company, foi renomeada em 1944 para Arabian American Oil Company, ou como é conhecida, Aramco. Por alguns anos ela foi comandada por por um consócio americanos de petroleiras, incluindo os antecessores Chevron, Texaco e Exxon Mobil. Mas com a criação da OPEP, a Arabia Saudita e outras nações produtores de óleo começaram a nacionalizar suas reservas naturais, em 1980, o governo saudita terminou de comprar todas as partes da empresa.

A petroleira exporta para todos os cantos do mundo, Japão, China, Eua, e seus relatórios mostram uma vasta quantidade de recurso, que quando comparado a outras grandes empresas de energia, é possível visualizar sua supremacia. Além de extraído, o óleo também é refinado e transformado em gasolina e outros químicos. Em 2012, a Aramco lançou um novo braço no mercado de trading que vende e compra pelo menos 1,5 milhões de barris de químicos e produtos feito de polímeros todos os dias, isso ajuda a manter a maior parte da receita, reduzindo a relação com investidores. Porém tentar entender as receitas da empresa é um pouco mais difícil, pois nunca foi publicado um relatório financeiro. Os documentos sauditas estipulam que a empresa tem um valor de mercado de cerca de dois trilhões de dólares, valor contestado por analistas que garantem que ela vale apenas a metade disso.

Ao entrar no mercado de capital aberto a Aramco pretende disponibilizar 5% da empresa para os investidores, em Tadawul e o capital adquirido será redirecionado para a turismo, saúde e mineração. Ainda sim banqueiros e investidores ao redor do mundo ainda tentam que essa entrada seja feita em outras bolsas de valores, pois Tadawul poderá não suportar a demanda. A Financial Conduct Authority do Reino Unido até chegou a criar novas regras, com menos burocracias para atrair a empresa para o mercado de capitais Londrino, porém essa entrada ainda não tem uma data estabelecida e nenhuma pressa, visto que o valor de petróleo está em alta. Alguna acreditam que O motivo pelo qual eles estão listando apenas 5% é que eles terão que divulgar suas reservas como parte da abertura de capital. Eles provavelmente terão uma grande surpresa para todos sobre o quão vasta é sua reserva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com