A Studocu Não É Patrocinada Ou Endossada Por Nenhuma Faculdade Ou Universidade
Por: SEMEC Cajueiro • 14/6/2023 • Trabalho acadêmico • 4.725 Palavras (19 Páginas) • 76 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Projeto Integrador IV - Empresa Natura
Projeto Integrador IV - Projeto Empresa (Universidade de Santo Amaro)
A Studocu não é patrocinada ou endossada por nenhuma faculdade ou universidade
Universidade Santo Amaro Marcia Aparecida Olivastro RA: 2379341
Projeto integrador IV: Empresa Natura Cosméticos S.A.
SÃO BERNARDO DO CAMPO 2022[pic 3]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 3
- SETOR DE COSMÉTICO NO MERCADO 4
- HISTORIA DA EMPRESA 5
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 7
- Compromisso com a sustentabilidade 8
- As relações de qualidade com seu público 8
- Os conceitos e produtos desenvolvidos. 9
- O aumento do volume de negócios. 9
- TRÊS DIMENSÕES - OPERACIONAL, INVESTIMENTO, FINANCEIRO 11
- DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. 14
- Balanço patrimonial 14
- DRE – Demonstrações de resultados do exercício 16
- DRA – Demonstração de resultado abrangente 18
- DMPL – Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido 18
- DFC - Demonstração do Fluxo de Caixa 19
- DVA - Demonstração do Valor Adicionado 20
- Notas explicativas 21
CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 25
[pic 4]INTRODUÇÃO
O projeto integrador é um trabalho que apresenta o conhecimento adquirido ao longo do curso, busca analisar os processos gerenciais, propondo uma análise financeira e estrutural de uma instituição de capital aberto, identificando o desempenho alcançado e sua atual situação no mercado.
Neste trabalho conseguimos alcançar algumas das estratégias e inovações que a empresa em análise usou e vem usando para se consolidar no ramo de atuação, gerar e distribuir valores.
A Lei 12.305/10, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, fez com que as empresas buscassem estabelecer a sustentabilidade em todo o seu processo, almejando, entre outros fatores, a visibilidade e o crescimento de seus lucros.
Entre as empresas com esse perfil escolhemos a Natura cosméticos, que hoje é considerada uma das empresas mais sustentáveis do mundo, além do seu histórico de transparência, inovações e responsabilidade.
A empresa conseguiu tal destaque em seu ramo com muita criatividade e inteligência, e com suas ações se tornou uma das empresas mais respeitada e valiosa do Brasil.
SETOR DE COSMÉTICOS NO MERCADO
O setor de cosmético e higiene é um dos mais crescentes no país, e existem fatores pontuais que marcam esse crescimento, entre eles podemos apontar a presença marcante das mulheres no mercado de trabalho, lançamentos e inovações no cuidado pessoal, a redução de preços, a biodiversidade e a vaidade do povo brasileiro.
Os lançamentos no Brasil só perdem para os Estados Unidos e o Japão no ranking mundial, eles são vendidos para mais de 170 países, tornando o setor um dos mais promissores e também competitivo do mercado.
HISTÓRIA DA EMPRESA
A Industria e Comércio de Cosmético Berjeaut, foi fundada em 1969 por Luiz Seabra, se tratava de uma pequena loja e um laboratório de cosmético localizados na Rua Oscar Freire, em São Paulo.
Seu principal objetivo era a venda de produtos para cuidados pessoais com formulas naturais, de qualidade e preços acessíveis.
Apesar das vendas estarem bem, Seabra decide que suas vendas seriam realizadas através de consultoras, venda direta, e unindo-se a Guilherme Leal e Pedro Passos, a loja é fechada e inicia-se a montagem de uma rede de consultoras de beleza.
Nasce em 1974 a empresa Natura, que adota a venda direta, acreditando no potencial das relações humanas e na qualidade de seus produtos.
O primeiro anúncio da marca foi feito em 1976, na revista CLAUDIA, onde falava da importância de seus cosméticos e do papel das consultoras de beleza. Já em 1979 é criada a linha Sr.N, um segmento de produtos masculinos,
uma novidade para a época, e em 1980 inicia-se sua expansão por diferentes regiões do Brasil.
Em 1995 é criada uma linha de produtos não cosmético “Crer para Ver” e
todo lucro com as vendas é revertido para ações de melhoria da educação.
As campanhas da empresa se tornam cada vez mais inovadoras, eles apostam na apresentação da mulher real, de várias idades, buscando principalmente nas plantas produtos revolucionários.
Ao completar seus 40 anos, a empresa reduz seu portfólio de produtos e também os lançamentos, mas o investimento em inovações e marketing cresceu, a estratégia deu resultados e em 2010 seu faturamento foi recorde, neste mesmo ano iniciou sua expansão internacional pela América Latina.
A empresa passou a contar com mais de 100 milhões de consumidores em diversos canais, contando com cerca de 1,7 milhão de consultoras no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.
Em 2014 é introduzida novas ferramentas digitais, tornando as vendas mais ágil e eficiente, já em 2016 é inaugurada sua primeira loja física, no shopping Morumbi em São Paulo, outras lojas são inauguradas no território brasileiro e em Nova York.[pic 5]
No ano de 2017 a empresa adquire a marca britânica de cosmético The Body Shop e em 2020 a Natura incorpora a marca Avon, se tornando o quarto maior grupo do mundo no segmento de beleza.
PLANEJAMENTOS ESTRATÉGICOS
O Planejamento estratégico é de fundamental importância para a organização e sustentação de uma empresa para aumentar a eficácia, definir uma direção e alcançar os objetivos.
O planejamento estratégico traduz a finalidade, a visão e os valores de uma empresa.
A gerencia financeira é a base de uma empresa para melhorar seus resultados, seu patrimônio, e consequentemente sua expansão.
Segundo (HOJI, M.; 2000), o planejamento financeiro é o objetivo econômico das empresas, é a maximização de seu valor de mercado a longo prazo, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários.
...