A Systematic Review of Sustainable Supply Chain Management Research
Por: Luiza Sarturi • 1/9/2017 • Resenha • 825 Palavras (4 Páginas) • 304 Visualizações
A Systematic Review of Sustainable Supply Chain Management Research
Hoje em dia, as empresas possuem inúmeros novos desafios para superarem e mostrarem o quanto são capazes de sobreviverem no mercado, dentre esses desafios podemos listar as constantes mudanças climáticas, impactos negativos de crises financeiras ao redor do mundo e os preços das matérias-primas e dos produtos que oscilam muito devido a esse fator, grande pressão exercida por legislações ambientais, e a necessidade da exposição da transparência das empresas para não serem alvo da mídia.
Para superar esses obstáculos, as empresas estão buscando aprimorar as suas redes de contato, e é então que entra o Supply Chain Manangement, Afinal é através do Supply Chain que as empresas aprimoram os seus laços entre fornecedores e clientes. Em um segundo passo, o supply chain pode ser estendido como detentor de aspectos de sustentabilidade, afinal engloba temas como a integração social, ambiental e econômica.
Segundo os autores Carter e Rogers, a sustentabilidade presente nos processos de supply chain pode ser usada como atividades estratégicas e de integração a social, ambiental e econômica, afinal cada vez mais a mídia e a sociedade estão voltadas para causas como essas, em que o meio ambiente e as pessoas vem em primeiro lugar. Assim as empresas que praticam esse tipo de supply chain “verde”, podem aproveitar para fazer um marketing em cima de suas ações sustentáveis, e colher importantes resultados em médio prazo.
A revisão sistemática da literatura tornou-se um método indispensável, onde uma revisão sistemática da literatura de trabalho e constatações são analisadas em relação a uma investigação. É feito um quadro analítico para analisar artigos que tratam de SSCM. Nesses quadros de análise, são destacados alguns pontos em que devem ser abordados, e devem-se ser feitas algumas perguntas como: “Por que?”, “O que?”, “Como?”. O objetivo destas perguntas é saber quais as perspectivas de investigações existentes e quais os métodos de pesquisa que devem ser aplicados na literatura SSCM. E Por fim analisar os resultados, identificar quais os problemas que não foram resolvidos na pesquisa. Também observar quais implicações futuras terá à SSCM. Sscm não se restringe ao controle de redes, mas também se aplica a gestão de TI, gestão de risco, Gestão Ambiental e conformidade.
Houve uma evolução na Sscm, onde mostra que desde 2002 foi analisada em particular a partir de uma perspectiva econômica. Desde 2006, o foco mudou para uma perspectiva de gerenciamento de conformidade nas cadeias de abastecimento.
Para as empresas que implementarem o sistema sSCM elas podem esperar a longo prazo acréscimo na satisfação e lealdade dos seus clientes. Outro motivo para a implementação do sistema é a redução de alguns custos com o uso de alguns materiais reciclados, com o crescimento do senso de responsabilidade pelo meio ambiente fez com que motivasse a implementação do sSCM.
Alguns artigos e leis estão forçando com que as empresas tomem o rumo da implementação do gerenciamento sustentável do supply chain. Nos últimos anos algumas perspectivas foram mudando no ramo do sSCM, ela se aproximou mais para ramos da política, economia, social e tecnologia, nos últimos 13 anos houveram várias mudanças nas perspectivas.
Para
...