A TEORIA DE CAMPO E A COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO DE GRUPO
Por: al1nnelou1se • 7/9/2016 • Seminário • 257 Palavras (2 Páginas) • 450 Visualizações
UNIVERSIDADE FEREDAL DO RIO GRANDE DO NORTE
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A TEORIA DE CAMPO E A COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO DE GRUPO
Estudante: Alinne Louise Feliciano Dantas
Tópico: As representações e operações mentais
É por meio da percepção que atribuímos significados a estímulos sensoriais, a partir de experiências vividas no passado. A percepção faz com que a gente organize e interprete e dê significado a essas as informações, com base nas nossas experiências.
O nosso contato e absorção para com o meio acontece através de dois tipos de estruturas: as estruturas figurativas, que é a nossa percepção, e as estruturas operacionais, que é o nosso conhecimento. Primeiramente exploramos o meio e registramos, gravamos as informações. Mas gravamos todas as informações, apenas as que são de nosso interesse, assim a percepção é seletiva.
E posteriormente essas condições são impostas as estruturas operacionais, fazendo com que a gente tenha conhecimento da situação.
Um exemplo de fácil sobre a compreensão é quando estamos estudando, primeiramente pegamos o assunto e o exploramos, através da leitura. A medida que vamos tendo contato com o assunto o registro é realizado e posteriormente as ligações vão construindo a compreensão do texto.
E porque nossa percepção é importante?
Antes de tudo precisamos reconhecer a riqueza da nossa sensibilidade, o que nos “informa” a respeito de necessidades ou de acontecimentos, o que seria impossível sem a percepção. É importante tanto no ambiente profissional quanto pessoal.
Nesse sentido, esse vídeo mostra o quanto nossa percepção é seletiva
Link do vídeo escolhido:
Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=y-8zugipO5E
Referencial
MORIN, Estelle M.; Caroline. Psicologia e Gestão. Capítulo II
...