A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Por: Paulinha Bagattolli • 23/3/2020 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO[pic 1]
ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO
DISCIPLINA: Teoria Geral da Administração
Professora: Eloisa Paula de Oliveira
Acadêmica: Letícia Ludmila Cardoso
Questões TGA – capítulo 9: 1, 3, 4, 5 e 6.
Questão 1: Conceitue motivação de modo amplo.
R: Motivação é o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam. Pode ser descrita como o direcionamento e a persistência da ação. Sendo ainda alguma força direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa.
Questão 3: O que é frustração e quais são os comportamentos e reações conseqüentes?
R: A frustração é um estado emocional desencadeado quando as expectativas ou necessidades não são satisfeitas. Ainda, é uma resposta negativa ao bloqueio de uma meta desejada e resulta em uma forma defensiva de comportamento. Existem quatro reações principais para a frustração, causadas pela falha no alcance de tal meta que são: agressão, regressão, fixação e retraimento.
Questão 4: Como se classificam as teorias de motivação?
R: São classificadas como principais teorias da motivação: teoria da hierarquia das necessidades, de Maslow; teoria ERC, de Alderfer; teoria dos dois fatores, de Herzberg; teoria da realização, de McClelland.
Questão 5: Qual é a hierarquia das necessidades da teoria de Maslow?
R: Para Maslow, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos, no qual definiu uma série de cinco necessidades do ser: as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização.
Questão 6: Esquematize e explique a relação entre os fatores de higiene e de motivação da teoria de Herzberg.
R: Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores, onde propôs que existem fatores que influência no desempenho dos funcionários, fatores motivacionais e fatores de higiene. Os fatores de higiene são relacionados ao ambiente em que o funcionários trabalha, envolve a política e a administração da empresa, a supervisão, as condições de trabalho, as relações interpessoais, o dinheiro, o status e a segurança. Os fatores motivadores envolvem o sentimento de realização, de crescimento profissional e de reconhecimento no trabalho. Os fatores que determinam satisfação ou insatisfação referentes ao trabalho são intrínsecos (bem estar e satisfação) ou extrínsecos (insatisfação).
...