A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Por: LUIS FERNANDO RODRIGUES MONTEIRO • 6/6/2020 • Trabalho acadêmico • 540 Palavras (3 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Questão 1 - O que é a Organização Racional do Trabalho (ORT) e por que ela constituiu importante contribuição da Escola Clássica ao estudo e prática da Administração?
R - A Organização Racional do Trabalho visava a eliminação de movimentos inúteis, Taylor verificou que, em todos os ofícios, os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação dos companheiros vizinhos. Como, entre os diferentes métodos e instrumentos usados em cada trabalho, há sempre um método mais rápido e um instrumento mais adequado que os demais, estes métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por uma análise científica e um acurado estudo de tempos e movimentos, em vez de ficar a critério pessoal de cada operário. Foi importante por iniciar estudos sobre a organização e mais eficientes formas de administração, aumentando assim o lucro e a efetividade.
Questão 2 - Qual era a concepção do indivíduo/trabalhador na ótica dos autores da Escola Clássica?
R - O homem era visto, segundo Taylor, como homo economicus, onde trabalhariam apenas em busca de recursos econômicos, formas de sobrevivência e recompensas materiais, e a constante vigilância, o treinamento e incentivos financeiros eram fatores que garantiam por si só uma boa produção.
Questão 3 - Os princípios da Escola Clássica ainda são adotados no mercado contemporâneo? Como?
R - Sim, grande parte das empresas adotam, principalmente os princípios de disciplina e da divisão de trabalho pois favorece na eficiência da produção aumentando a produtividade. Também muito utilizado o princípio de preparo dos trabalhadores onde seleciona os operários de acordo com suas aptidões. Também o princípio de Autoridade onde é todo direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
Questão 4 - Qual era a concepção do indivíduo/trabalhador na ótica dos autores da Escola de Relações Humanas?
R – O trabalhador passou a ser visto como “homem social”, que todo esforço do homem objetiva é satisfazer suas necessidades sócias e de auto estima, com desejo de crescimento, tendendo a boas condições de trabalho e vida, oportunidade de crescimento, cujo as motivações são sociais e simbólicas.
Questão 5 - Quais as principais contribuições da Escola de Relações Humanas e da Abordagem Comportamental para o estudo das organizações?
R – Trouxe uma nova concepção para o ambiente administrativo, sendo elas a motivação, a liderança e a comunicação. Valorização dos funcionários e o método e a máquina perderam espaço em favor da dinâmica em grupo. Dada a ideia também que os funcionários só produziam mais pelo fato da integração social da equipe e se estiver feliz.
Questão 6 - Como a Teoria de Sistemas e a Teoria Contingencial auxiliam no estudo e compreensão das organizações contemporâneas?
R - A Teoria de Sistemas foi imprescindível para entender a empresa como um sistema é dividido em partes, mas que todas essas partes funcionam em conjunto, ou seja, deve se haver boa gestão de todo o sistema para que ele funcione corretamente. Logo a Teoria Contingencial onde ocorreu o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização. Tudo depende das características ambientais para a organização. Os sistemas culturais afetam as organizações. Essa teoria é um passo além da teoria de sistemas em Administração. Ela procura compreender como operam outras organizações.
...