A Teoria Geral De Sistema
Por: joji • 30/8/2015 • Monografia • 6.564 Palavras (27 Páginas) • 164 Visualizações
Teoria Geral De Sistema
Por: joji • 31/5/2014 • 6.183 Palavras (25 Páginas) • 25 Visualizações
1. RELATÓRIO 1 - CONCEITOS INICIAIS
OBJETIVO GERAL
Desenvolver um projeto de implantação de um Sistema de Informação para a descentralização e desburocratização dos processos da empresa do desafio proposto.
OBJETIVO DO RELATÓRIO 1
Compreender os conceitos primordiais da Teoria Geral de Sistemas, bem como identificar os componentes de um sistema e as relações existentes entre Sistemas de Informação e o Ambiente Organizacional.
1.1. DADOS
Descrição: Dado é um elemento ou valor na sua forma mais primitiva, sem nenhum tratamento ou modificação.
Conclusão: As pessoas confunde informação com dado e vice versa, pois aparente mente o conceito de ambos são os mesmos, pois a informação e o dado são apresentados, o que muda é a forma que são apresentados, com mais ou menos atributos.
1.2. INFORMAÇÃO
Descrição: Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização dos dados, de tal forma que represente uma modificação quantitativa ou qualitativa no conhecimento do sistema pessoa ou máquina que a recebe.
Conclusão: As informações constituem elementos estratégicos para as organizações empresariais, pois servem de suporte ao processo decisório de seus administradores, além disso informações corretas facilitam a implementação de medidas organizacionais e propicia a melhoria no desempenho de setores ou departamentos.
1.3. SISTEMAS
Descrição: Sistema é um conjunto de componentes ou elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração.
Conclusão: Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. No nosso caso da informática o sistema trabalha com o fluxo de dados ou informações e os processa através da comunica entre os componentes ou elementos do sistema.
Um boa integração dos elementos ou componentes do sistema é chamada sinergia, determinando que as transformações ocorridas em uma das partes influenciará todas as outras.
A alta sinergia de um sistema faz com que seja possível a este cumprir sua finalidade e atingir seu objetivo geral com eficiência ou eficácia. Por outro lado se houver falta de sinergia, pode implicar em mau funcionamento, vindo a causar inclusive falha completa, pane, queda do sistema etc. Exemplo clássico é a tela azul do Microsoft Windows.
1.4. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Descrição: Sistema de informação tem como objetivo a coleta, recuperação, processamento, armazenamento e distribuição de informações.
Conclusão: Na maioria das vezes, os sistemas de informação são integrados e por isso operam de forma conjunta e um subsistema alimentando ou fornecendo informações para um sistema maior.
1.4.1. - QUAIS OS DADOS QUE DEVEM SER PROCESSADOS PARA A GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA EMPRESA?
Resposta na tabela 1.1.
1.4.2. - QUAIS INFORMAÇÕES SÃO GERADAS DEPOIS DE PROCESSADOS OS DADOS?
Resposta na tabela 1.1
Tabela 1: Dados e Informações
Setores de uma Empresa Dados (Questão 1) Informação(Questão 2)
Vendas ● Preenchimento do formulário em papel do pedido. ● Quantidade de pedidos
● Quantidade de clientes
● Produtos do estoque ● Quantidade de produtos no estoque.
● Tipos de produtos
● Marcas de produtos
● Produtos mais vendidos
Gerencia ● valor a receber (venda) ● Volume financeiro.
● Fluxo de caixa
● Contas a receber.
● confirmação do pagamento do pedido. ● Quantidades de produtos vendidos.
● valor a ser pago a fornecedores. ● Contas a pagar.
● reposição do estoque ● Quantidade de produtos a ser comprado.
● Lista de fornecedores.
● fechamento ● Controle de horário dos funcionários.
● folha de pagamentos ● Controle de férias
Almoxarifado ● conferência do formulário do pedido entregue pelo cliente ● conferência do formulário do pedido entregue pelo cliente (verificar produto solicitado, verificar se possui o carimbo do gerente confirmando o pagamento)
● Baixa do produto no livro de estoque ● Quantidade de produtos no estoque.
Fonte: Elaborada pelos próprios autores
1.4.3. - COMO ESTAS INFORMAÇÕES DEVEM SER TRATADAS PARA QUE SIRVAM DE BASE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO NESTA EMPRESA ?
Essas informações devem ser tratadas utilizando recursos tecnológicos que transformam dados em informação.Os sistemas de informação apóiam as operações e a tomada de decisão.
Precisamos criar e implantar um Sistema de Informação para a descentralização das atribuições do gerente, que está sobre carregado, e desburocrátizar os processos dessa empresa, retirando os dados que estão em formulário em papel e livros.
Com base nas informações descritas acima podemos identificar os dados e as informações geradas e assim visualizar quais setores estão mais sobre carregados em comparação aos outros, assim podendo fazer uma melhor distribuição das funções, e melhorar a eficiência e eficácia da empresa.
Em paralelo as analises dos dados faremos uma pesquisa de satisfação dos clientes e funcionários na forma em que atualmente são realizados os processos de compra, coletando sugestões para implantar um Sistema de Informação melhor e menos burocrático.
CONCLUSÃO
Neste começo da ATPS, observamos que iremos ter um grande desafio pela frente, para implantar um sistema do zero.
Levantar dados com o gerente que já está sobre carregado. E não irá ter tempo para nos atender como seria necessários e nos fornecerá informações truncadas e imprecisas, com certeza iremos precisar reparar muito detalhes, que o gerente não irá conseguir nos informar. Será como arrumar um avião em pleno voo.
Também iremos enfrentar muita resistência a mudança, pois o ser humano tem um comportamento paradoxal. Ao mesmo tempo em que almeja o progresso e a eficiência ou eficácia, tem receio de mudanças que representem alguma perda de controle ou a necessidade de aprender algo novo.
...