A Teoria Geral da Administração
Por: Davi Oliveira • 8/6/2018 • Abstract • 913 Palavras (4 Páginas) • 139 Visualizações
HISTÓRIA DA EMPRESA
Criada por John Pemberton em 1886 nos Estados Unidos. Em 1886, ano em que foi apresentada pela primeira vez ao público, na Jacob´s Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos, a Coca-Cola conquistou a preferência do consumidor e inaugurou a trajetória de um grande sucesso mundial. Hoje, a Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não alcoólicas, entre estas, quatro das cincos marcas mais consumidas do planeta: Coca-Cola, Coca-Cola Light, Fanta e Sprite.
- Relacionar situações encontradas na Empresa escolhida com os conceitos fundamentais da administração tratados em slide.
Foram usadas na empresa os seguintes conceitos fundamentais da administração:
- Competitividade – MAO INVISIVEL
- Competência
- Criação de valor
- Responsabilidade social – RELACOES HUMANAS
- Inovação – INCENTIVO, FORDISMO
- Governança Corporativa - CLASSICA
- Ética
Especificando como cada uma é usada na empresa:
- Competitividade: Podemos relacionar com a teoria da mão invisível de Adam Smith, onde fala basicamente da competição de mercado. No qual, defendia que a única função do Governo era a garantia da lei e da ordem, e só poderia interferir na economia se não ocorresse a competição livre.
Na Coca-Cola essa teoria encontra-se no momento em que a empresa é líder de mercado, consequentemente, possui o maior valor entre a concorrência, no qual o consumidor final paga pelo produto, oferta e demanda grande e livre competição.
- Competência: A empresa utiliza como competência, acreditar na força da participação e, por isso, promove o talento coletivo. Valoriza a diversidade, no qual está sempre conectada globalmente e divide os méritos pelo sucesso
- Criação de Valor: A empresa Coca-Cola usa como criação de valor, considerar que não há limites para atingir a excelência, nas suas atividades. Buscam deixar tudo sempre melhor do que estava e estabelecer os mais altos padrões para os produtos, para os pessoais e desempenho.
- Responsabilidade Social: Podemos relacionar a responsabilidade social com a teoria das relações humanas de Elton Mayo. A empresa faz um treinamento onde investe nas relações pessoais, promove melhorias de desempenho em tarefas atuais ou futuras e noções de educação e desenvolvimento social.
- Inovação: Abordadas tanto na teoria dos sistemas de incentivo de Henry L. Gantt e na Teoria do Fordismo de Henri Ford. No qual a empresa utiliza um sistema de incentivo em cotas de vendas, onde os funcionários que atingem determinadas marcas na empresa são bonificados com dinheiro.
- Governança Corporativa: Abordada na teoria clássica de Fayol, no qual defendia que a prática administrativa era sistemática e por isso poderia ser identificada e analisada. Sua preocupação era aumentar a eficiência da empresa através da organização e da aplicação de princípios gerais. Ele acreditava que com a previsão científica e com métodos adequados, os resultados seriam satisfatórios e inevitáveis. Dividiu as operações em: técnica, comercial, financeira, segurança, contábil e administrativa.
Um exemplo de como a teoria se aplica na empresa é o fato de que funcionários que trabalham na sede dificilmente terão habilidades técnicas com os da fábrica. Para tentar reverter um pouco esse “problema” a Coca-Cola faz um estilo de job-rotation (rotação de trabalho).
- Ética: A empresa utiliza como princípio da ética sempre ser integra, dizer o que pensa, fazer o que diz e agir corretamente.
- Relacionar situações encontradas na Empresa escolhida com a valorização e estímulo nos seus colaboradores das habilidades técnicas, conceituais e humanas.
Habilidades Técnicas: Não basta apenas ter conhecimento, é preciso também ter a prática de uso de métodos que ajudem ao melhor rendimento para a gestão de uma entidade, são observadas em ambientes operacionais. Na empresa, as habilidades técnicas são vistas principalmente na linha de produção.
...