A Teoria Geral da Administração
Por: Rafael Santos • 22/11/2019 • Trabalho acadêmico • 557 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
1- Descreva sobre o atual regime de Acumulação flexível, destacando seus vários aspectos.
R: O regime de Acumulação flexível foi caracterizado por Harvey em 1993, tendo a sua expansão desde 1973, com a crise do petróleo. Atualmente essa crise vis a uma reestruturação sistêmica. As mudanças ocorridas nesse período são denominadas de crise capitalista atual e a estratégia neoliberal que não vem a ser a luta de classes que irá redefinir a nova hegemonia do capital financeiro, no contexto de crise e mundialização do capital. Diante disso vários aspectos serão evidentes como: crise capitalista mundial; surgimento e expansão dos Tigres Asiáticos, que vem a ser o roteirista e a crise do fordis mo; crise Keynesiana; a crise do bloco soviético; a globalização ou mundialização do capital e os impactos nas lutas de classes.
2- Com a crise capitalista, que se manifestou a partir de 1973, o grande capital inicia uma gigantesca expansão financeira. Paralelo a esse contexto qual foi à tendência dos Estados Nacionais? E de qual postura se abdicaram?
R: Os Estados Nacionais abriram suas fronteiras ao capital especulativo, como forma de atrair o excedente mundial, e para que isso aconteces se alguns governos (especialmente nos países periféricos) abandonaram as posturas protecionistas que caracterizaram os anos 1950-1960, diminuindo ao mesmo tempo os gastos estatais, principalmente os sociais e reduzindo os encargos com os salários, para geração de superávit primário, como forma de captar recursos para remunerar o capital financeiro especulativo, a partir do aumento dos juros.
5. De que forma a crise capitalista afeta a classe trabalhadora?
Aumentando o desemprego e o emprego precarizado, fazendo com que a classe trabalhadora perca o poder de barganha e assuma uma postura individual e defensiva. Também ocorre uma pulverização, heterogeneização e desarticulação da classe trabalhadora, que leva a perda da unidader e identidade nas lutas.
6. Um primeiro aspecto que caracteriza o novo contexto mundial é o surgimento dos:
a) Toyotistas d) Ohmnismo
b) Crise do fordismo e) Expansão industrial
c) Tigres asiáticos
7. No contexto da crise capitalista qual foi a forma que o Estado nacional usou para abrir as fronteiras do Estado especulativo?
Diminuindo simultaneamente os gastos estatais e reduzindo os encargos com salários para geração superável primária, como forma de captar recursos para remunerar capital financeiro especulativo a partir do aumento de juros.
8. Quais as três medidas fundamentais que foram operacionalizados nos países da América latina? e por qual motivo elas foram realizadas?
As três medidas operacionalizadas nos países da América latina foram: a elevação de juros a liberação do mercado interno e a dolarização das economias, como forma de recuperar e manter o padrão dólar como ancora cambial. O motivo delas serem realizadas,foi para combater a inflação e reduzir o aumento dos preços
3. O que é a crise? E em qual momento está presente?
A crise é um resultado, uma consequência
...