A Teoria geral da administração
Por: lays paz • 4/6/2018 • Ensaio • 441 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
Teoria Geral da Administração
Lays Ariele Lucena Paz
- Jules Henri Fayol, no início de seu livro Administração Industrial e geral, publicado em 1916, afirma o seguinte: “(...) um líder que é bom administrador, mas tecnicamente medíocre e geralmente muito mais útil à empresa do que um brilhante técnico que e um administrador medíocre”. Explique o que ignifica essa afirmação.
Fayol estava preocupado com os níveis mais altos da hierarquia de uma empresa, considerando que a gestão e o controle adequados eram a chave para o sucesso da organização
- Quais foram as principais contribuições de Henri Fayol para a TGA?
Fayol definiu uma teoria geral de administração que vinculava os elementos da administração (o que o administrador faz) com os princípios da administração (como o administrador deve fazer). Sua teoria baseava-se na ideia de que as organizações precisavam se organizar de maneira racional, mantendo o controle através de previsões anuais e decenais, organograma, recrutamento e treinamento cuidadosos e reuniões de chefes de departamento para melhor coordenar as ações. Fayol descreve o ato de administrar como Prever, Organizar, Comandar, controlar e Coordenar, o que ficou conhecido com a sigla POC3.
- Qual/quais dos 14 princípios de Fayol estão relacionados à gestão de pessoas?
Todos os princípios fazem parte direta ou indiretamente da gestão de pessoas contribuindo para um clima organizacional saudável, no entanto os que mais se relaciona com a gestão de pessoas são: a divisão do trabalho que envolve em saber as habilidades de cada colaborador e direciona-los para a execução das mesmas aumentando a produtividade; autoridade e responsabilidade a autoridade envolve o direito de dar ordens e de se fazer obedecer. É uma via de mão dupla. Onde alguém recebeu a autoridade para fazer algo, existirá também a responsabilidade por parte desta pessoa em se fazer direito o que lhe foi delegado; disciplina objetiva a obediência, assiduidade e assertividade, bem como a demonstração do respeito; unidade de comando cada funcionário deve estar sob as ordens de um único chefe, não havendo dualidade de comando, o que seria prejudicial, pois confunde o funcionário e desestabiliza as funções de poder; unidade de direção deve existir um só chefe e um só programa de operações com um só objetivo; equidade todos devem ser tratados com justiça e igualdade, garantindo maior satisfação dos empregados; união do pessoal talvez este seja o princípio mais importante. Sem união e harmonia qualquer empresa irá se deteriorar.
...