A diferença entre chefe e líder
Por: Laura Ss • 10/8/2019 • Artigo • 483 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
Chefe ou Líder?
A diferença entre chefe e líder ainda é muito confundida nas empresas. É comum você ouvir expressões como: “O chefe pediu isso” ou “O chefe quer que você faça aquilo”, e quase nunca “nosso líder pediu”. A verdade é que as pessoas muitas vezes não reconhecem seus líderes na organização e acabam por fazer essa generalização do termo chefe.
Mas a diferença entre eles é extrema. O chefe não participa do dia a dia da empresa ele apenas dita as ordens sem se preocupar como elas serão realizadas, desde que sejam cumpridas e bem feitas.
O líder participa das atividades, exemplifica e ajuda para que essas tarefas sejam cumpridas, dando oportunidade de participação dos demais acerca das decisões e não ditando seu posicionamento.
Certamente, ser um líder é o melhor que se pode ser numa organização, mas como fazer isso?
Ora, não se torna líder da noite para o dia, é necessário toda uma mudança para que isso ocorra. Alguns dizem que não se trona líder através de experiências e mudanças, mas que ele já nasce sendo líder, ou seja, um líder nato.
Então se eu não for um líder nato nunca poderei ser um líder?
Não será impossível, só será apenas mais difícil do que para aqueles que já sabem como ser um. Com mudanças práticas de hábito no dia-a-dia, depois de um tempo, você poderá adquirir a postura de um líder.
E como faço essa mudança?
Não há fórmula mágica, mas temos algumas dicas que podem te ajudar: Primeiro você deve observar sua postura com relação a seus funcionários. Há um certo medo ao terem de falar com você? Se sim, esse é o primeiro passo que você deve mudar, um líder participa do dia a dia dos seus funcionários, portanto você deve tentar ser mais amigável, puxar conversa, falar do jogo de domingo, ou simplesmente como andam os trabalhos na empresa. Seja prestativo e comunicativo, se mostre disposto a ajudar.
Você está a par do que acontece na empresa ou sabe apenas aquilo que te mandam por relatórios? As aparências enganam, dados positivos nem sempre significam que seus funcionários estejam contentes no trabalho. Observar o dia a dia da empresa é de extrema importância pedir um feedback dos funcionários também é uma boa opção, com isso poderá ver os pontos positivos e o que pode ser melhorado.
Não critique, aponte os erros e mostre o que foi feito errado ou como o trabalho poderia ser melhorado. Está aí um ponto que afasta chefes e funcionários, o erro, o funcionário tem receio de errar por medo do que o chefe irá dizer ou fazer. Ninguém está imune ao erro, portanto, o jeito que o líder lida com o erro é o que o diferencia do chefe.
Seguindo essas dicas você poderá mudar e muito sua relação com seus funcionários. E para saber mais sobre liderança, leia O Monge e o Executivo! Um grande abraço, e até a próxima ;).
...