ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA ESTATISTICA
Por: rodriguezgsp2015 • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.357 Palavras (6 Páginas) • 178 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA
ESTATISTICA ATPS ETAPA 1,2
4º SEMESTRE
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA
ESTATISTICA
4º SEMESTRE
Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera Indaiatuba – FAI, para avaliação na disciplina de Estatística, sob a orientação da professora especialista Rosana Saldanha.
SÚMÁRIO
1-Introdução................................................................................................................4
2- Aplicações estatísticas...........................................................................................5
3- Estatística descritiva...............................................................................................5
4- Desafio B................................................................................................................6
5- Desafio C................................................................................................................8
6- Etapa 2 medidas de posição e dispersão...............................................................9
6.1- Desafio.................................................................................................................9
7- Bibliografia.............................................................................................................12
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar problemas estatísticos para que o grupo busque soluções que compreendam o cotidiano de muitos profissionais e administradores, e através de diversas situações para estudo, devemos resolver os problemas e assim adquirir o conhecimento desenvolvendo uma serie de competências. Estudaremos a estatística descritiva e suas técnicas de sumarização de dados para dar andamento a essa atividade.
Quando falamos de estatística é comum pensar que se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas econômicas ou esportivas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc., ou quando muito associam a estatística à previsão de resultados eleitorais. A estatística não se limita apenas a compilar tabelas de dados e os ilustrar com gráficos.
Na Antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas de riquezas, cobravam impostos e faziam inquéritos quantitativos por processos que, hoje, denominaríamos de estatística. Na Idade Média colhiam-se informações geralmente com finalidades tributárias ou bélicas.
Com o passar do tempo, as tabelas tornaram-se mais completas, surgiram os gráficos e o cálculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo da observação de partes desse todo.
Desta forma, utilizando a estatística podemos planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis. Podemos dividir este estudo em dois ramos principais: a estatística descritiva e a inferência estatística.
2. Aplicações estatísticas
-Estatística é a ciência que busca monitorar, verificar e interpretar os indicadores a fim de tomadas de decisões é dividido em dois conjuntos chamados de população e amostras.
-População é o conjunto de todos os resultados, medidas ou contagem que são de interesse, amostra é um subconjunto de uma população.
-Parâmetro é uma descrição numérica de uma característica da população.
-Estatística é a descrição numérica de uma característica da amostra.
-Estatística descritiva é o ramo que trata da organização, do resumo e das apresentações dos dados.
-Estatística interferencial é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra.
3. Estatística descritiva
Uma grande coleta de dados pode fornecer informações confiáveis, contudo necessita de ordenação, organização e analise critica. Com isso o objetivo da estatística descritiva é apresentar técnicas de descrição de dados e extrair as informações relevantes ente os dados coletados, isolando estruturas e padrão.
A estatística é uma importante ferramenta de gestão de negócios, os administradores fazem uma busca incessante pela melhoria de seus produtos, e a estatística fornece inúmeros dados que contribuem sobremaneira sobre as tomadas de decisão interna, fornecendo índices de desempenho, analise de lucros, e uma série de dados importante aos administradores, tornado-se uma ferramenta indispensável.
Há várias maneiras de coletar dados, segue de forma resumida os quatro métodos para coleta de dados:
- Censo: Contagem ou medição de toda a população.
- Amostra: uma contagem ou medição de parte de uma população.
- Simulação: é o uso de um modelo matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação ou de um processo.
- Experimento: é aplicado um tratamento a uma parte da população e são observadas as respostas.
4. Desafio B
Montar as distribuições de frequências com intervalos de classe para a lâmpada
...