ANÁLISE DE FALHAS: APRIMORAMENTO DO SISTEMA TECNOLÓGICO EM UMA INDUSTRIA DE SORVETES
Por: Regiane Noimann • 31/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.801 Palavras (8 Páginas) • 454 Visualizações
MARIA ELOINA MEREGE PROENÇA
REGIANE NOIMANN
ANÁLISE DE FALHAS: APRIMORAMENTO DO SISTEMA TECNÓLOGICO EM UMA INDUSTRIA DE SORVETES
Pré-projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Gestão de Inovação Tecnológica, ofertada ao Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Sagrada Família – FASF.
Professora: Jaqueline Rodrigues, MSc.
PONTA GROSSA
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................3
1.1. PROBLEMATIZAÇÃO..............................................................................3
1.2. JUSTIFICATIVA........................................................................................3
1.3. HIPÓTESES.............................................................................................3
1.4. OBJETIVOS..............................................................................................3
1.4.1. Geral................................................................................................4
1.4.2. Específicos......................................................................................4
2. REVISÃO DE LITERATURA...........................................................................4
3. METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS..........................................................8
4. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO...................................................................9
5. BIBLIOGRAFIA...............................................................................................9
- INTRODUÇÃO
Nos últimos anos poder solucionar determinadas falhas em processos produtivos torna-se evidente um possível crescimento para as empresas. Assim poder aplicar uma gestão de qualidade e uma gestão da inovação tecnológica à empresa, fica possível proporcionar a ela os avanços esperados, podendo a empresa trabalhar e aproveitar seus momentos de forma significativa, além de oferecer aos seus consumidores, sinônimo de confiabilidade.
- PROBLEMATIZAÇÃO
De que maneira a empresa Sorvetes 31 pode passar a implantar P&D&E em sua produção, já que a mesma não possui esse programa?
1.2 JUSTIFICATIVA
A empresa Sorvetes 31 é uma empresa familiar de pequeno porte, a qual utiliza da unanimidade para a realização de suas tarefas, tanto da parte de operações, como logística, envolvendo o gestor e seus demais colaboradores.
No entanto adotar o novo modelo de P&D&E, poderá a empresa se destacar ainda mais no ramo em que atua, podendo além de adaptar novas tecnologias em seus processos produtivos, gerar uma maior rentabilidade e confiabilidade de seus potenciais clientes.
1.3 HIPÓTESES
Analisar a viabilidade da implantação do sistema P&D&E.
Verificar os objetivos e vantagens que a mesma pretende alcançar.
Identificar o novo modelo deste sistema com a rotina da empresa.
Implantar de forma eficaz, gerando benefícios para a mesma.
1.4 OBJETIVOS
1.4.1. Geral
Aprimorar o sistema tecnológico da empresa com relação a sua produtividade.
1.4.2. Específicos
- Elaborar um novo planejamento para a rotina da empresa.
- Descrever e verificar os resultados que serão alcançados com a implantação do programa.
- Identificar metodologias de análise e correção de falhas nos processos industriais através de fundamentação teórica.
- REVISÃO DE LITERATURA
A fim de evitar falhas e riscos que podem impulsionar o processo produtivo, sendo um assunto bastante significativo e que aborda problemas reais, é necessário verificar e analisar maneiras que possam organizar de forma criativa e inovadora, seu processo.
Assim afirma Slack et al. (2012, p. 51),
A estratégia de produção é estabelecida, seus produtos, serviços e processos são desenhados e o trabalho está sendo planejado e controlado de forma continua. Todavia, esse não é o fim das responsabilidades diretas da administração de produção. A responsabilidade permanente de todo gerente de produção é melhorar o desempenho de suas operações.
No que diz respeito à qualidade na produção, é de suma importância revisar as etapas adotadas pela empresa para execução de seus serviços e produtos, tanto para seus consumidores internos como externos, pois a necessidade consiste em atender bem todo um público, lembrando que os mesmos possuem necessidades e gostos diferenciados.
Geralmente as empresas possuem como principal objetivo atingir o nível de satisfação de seus consumidores, assim toda produção deve seguir um modelo de qualidade mantendo seus compromissos e proporcionando então confiabilidade a esses clientes.
Para Carpinetti (2012, p. 2),
A gestão da qualidade também ter por objetivo reduzir os desperdícios da não qualidade nas operações de produção, melhorando a eficiência do negócio e permitindo preços mais competitivos. O raciocínio também é simples: menores desperdícios, menores custos, possibilidades de preços mais competitivos, maiores chances de manter e conquistar mercados, resultados positivos para a empresa e mais competitividade.
Do ponto de vista da qualidade existe uma complexidade, ou seja, uma relação desenvolvida entre o processo produtivo e todos os demais envolvidos, sejam eles seus fornecedores, clientes, gestores ou demais colaboradores, liberando uma autoconfiança da sua imagem aos seus consumidores.
Como enfatiza Paladini (2012), geralmente o produto é adquirido porque existe uma autoconfiança do consumidor, seja pelo produto em si, pela imagem que a empresa repassa e até mesmo um elo de fidelidade que ocorre devido à experiências vivenciadas anteriormente.
É importante destacar quanto à qualidade que tudo o que a empresa adota ou passa a adotar em sua rotina, está estritamente relacionado ao foco no cliente além de identificar suas fraquezas vivenciadas no dia-a-dia.
Conceitua Carpinetti (2012, p. 30),
A gestão da melhoria, em particular a melhoria continua, requer um esforço de analise da situação atual, visando o planejamento e implementação de melhorias. Daí a importância do conceito de abordagem cientifica para a tomada de decisão baseada em dados e fatos.
...