ANÁLISE INTERPRETAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS EM COMPARATIVO COM O FILME: OS MISERÁVEIS
Por: mikameira • 21/3/2020 • Trabalho acadêmico • 746 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
ANÁLISE INTERPRETAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS EM COMPARATIVO COM O FILME: OS MISERÁVEIS.
Mikaeli Meira Sebastião
RESUMO
Nesse artigo apresenta uma discussão teórica que parte das descobertas realizadas em uma pesquisa comparativa entre p capitulo 1 do livro Gestão de Pessoas de CHIVENATO; IDALBERTO e o filme Os Miseráveis de VICTOR HUGO; onde se fala com riqueza de detalhes a dificuldades enfrentadas pelas classes mais baixas da sociedade.
INTRODUÇÃO
O presente artigo propõe uma discussão teórica comparativa que tem como base as pesquisas realizadas a respeito da moderna gestão de pessoas, com ênfase em explicar e ressaltar mudanças ocorridas durante o longo dos anos com uma breve explicação de casa assunto dominado e comparado entre o filme e o capítulo 1 do livro
COMPARAÇÃO/EMPREGABILIDADE
Pode-se entender que segundo CHAVENATO a empregabilidade parte do conhecimento e do potencial humano. Cada vez, mais o conhecimento constitui um ponto de apoio para a sobrevivência dos indivíduos, da sociedade e da empresa em si. Ainda assim, o maior desafio está em manter a empregabilidade do pessoal e dar condições para o desenvolvimento de seu potencial.
No filme, vemos Jean Valjean, que é um homem que vive em sua situação de miserabilidade, e a única saída que se encontra para salvar a família de fome é roubar um simples pedaço de pão. Assim passando-se a ser condenado a 5 anos pelo crime, porem permanece por mais anos, por tanto fugir por diversas vezes. Após a liberdade, recebeu um documento que dominada como “Homem Perigoso”, por isso viu muitas portas a se fechar e pessoas o dizer não. Veljean foi finalmente escolhido por um gentil bispo, que o acolheu o dando abrigo e comida. Na mesma noite, roubou-lhe as pratarias, a polícia o o encontrou e levou até o bispo, que afirmou ter dado todos aqueles pertences, assim com esse gesto extremamente nobre do religioso, devolve a fé e a resistência que aquele homem injustiçado tinha perdido.
Nota-se também Fantine, uma mãe que trabalhava para mandar dinheiro à sua filha, que está sob os cuidados de uma família que a faz de escrava. Após ser mandada embora de seu trabalho por injustiça, e sem saída para sobreviver, Fantine resolve vender os cabelos, os dentes e o próprio corpo, para sustentar a pobre criança.
IMPORTANCIA DAS PESSOAS EM UMA ORGANIZAÇÃO
Segundo Chiavenato, as pessoas faze parte de uma organização que funcionam por meio delas, pois são elas que decide e agem em seu nome. A denominação dadas as pessoas refletem a grau de importância que elas têm para organização. Sem organização e sem pessoas não haverá gestão. São constituídas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Todo processo produtivo somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso.
No filme, pode notar um exemplo claro e afirmativo de como Chiavenato estava correto, pois, forma-se uma barricada em plena revolução de 1832, o que exige que todas operem em forma conjunta, e após alguns desistirem, o plano dos jovens revolucionários acaba não acontecendo na maneira que o jovem esperava, e quase todos morres.
DESCENTRALIZAÇÃO/CENTRALIZAÇÃO E STAFF
Centralização é quando as decisões e ações eram totalmente centralizadas no órgão de RH, os gerentes de linha não tinham nem uma inclusão nesse aspecto.
...