TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS de introdução

Por:   •  23/11/2015  •  Monografia  •  6.570 Palavras (27 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 27

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[1] 

A Estrutura organizacional é o elemento fundamental para que uma organização mantenha foco nos seus objetivos, metas e também é um caminho para traçar o perfil da empresa e como ela vai formular estratégias e se comportar no mercado. Também é uma maneira pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas e exercidas. No geral inclui a descrição dos aspectos físicos, ambientais humanos e administrativos. Não há uma estrutura ideal ou perfeita, mas existe a estrutura que se adapte de forma adequada as mudanças do meio em que ela se situa.

Entre as consequências e resultados desse conceito, figura o desenho organizacional, uma representação gráfica que mostra as dimensões da empresa, a distribuição do poder, níveis hierárquicos e relações formais. Essa figura é denominada como organograma.

  1. O Sistema Organizacional

O sistema organizacional corresponde a um sistema que contém elementos humanos e materiais empenhados, de forma coordenada em atividades orientadas para resultados ligados por sistemas de informações e influenciados por um ambiente externo, com o qual o sistema organizacional interage continuamente. Por isso elas são sistemas abertos. Portanto, os sistemas abertos são aqueles que interagem permanentemente com o ambiente influenciando a organização e em alguns casos sendo influenciado por ela. Já os sistemas fechados não interagem com o ambiente no qual está inserido.

  1. Modelos Organizacionais

Alguns autores dividem as organizações em dois tipos: informal ou orgânica e formal ou mecanicista.

As organizações com o modelo formal ou mecanicista englobam processos e metas bem definidas, possuem planejamento e colaboradores especializados em seu campo de atuação, trabalham com autoridades e responsabilidades bem definidas e verticais. Além de ser estáveis, possuem um líder formal e controlador, adotam um sistema fechado e uma estrutura burocrática.

Já as organizações com o modelo informal ou orgânico se desenvolvem de forma espontânea, os relacionamentos dessa organização surgem de acordo com suas necessidades, é comandada por todos os colaboradores que possuem conhecimento generalizado. São adaptadas às condições instáveis. Estes ambientes apresentam problemas complexos que não podem ser resolvidos por pessoas com especialidades tradicionais. Há contínua redefinição de tarefas. A natureza corporativa do conhecimento é enfatizada e não há especialização. Muitas vezes não há organograma.

  1. Funções da Estrutura Organizacional

De forma simplificada a estrutura organizacional mostra a forma com que os vários departamentos estão interligados, mas sua função é maior do que isto e permite:

  • Mostrar uma visão geral da organização quanto aos níveis de decisão, autoridade, responsabilidade, hierarquia, relações entre os vários órgãos, níveis hierárquicos;
  • Lembrar que o indivíduo é que deve se adaptar à organização e não o contrário;
  • Mostrar qual o caminho das informações e da comunicação.

  1. Relações formais nas Organizações

As relações formais nas organizações são: autoridade de linha, relação de assessoria, autoridade funcional, autoridade de fiscalização e relação de prestação de serviços.

  1. Autoridade de linha

Manifesta-se por meio de ordens que emanem dos superiores aos subordinados. Requer habilidade na maneira de dar ordens e habilidade na maneira de cobrar o cumprimento da ordem

  1. Relação de Assessoria

Essa relação é uma forma de assistência proporcionada pelos assessores e são analisados a partir de estudos especializados, como a secretaria de alto nível e a assessoria publicitária. Geralmente é utilizada para situações complexas em grandes empresas.

  1. Autoridade funcional

 São departamentos de uma mesma organização influenciando e interferindo nas tarefas dos outros departamentos, fato que gera muito conflito.

  1. Autoridade de fiscalização

É a autoridade típica de uma auditoria, de um conselho fiscal ou de inspeções de segurança. Consiste em zelar pela observância de uma série de normas, averiguando se a execução está sendo realizada de acordo com os regulamentos impostos.

  1. Relação de prestação de serviço.

Ocorre quando uma unidade organizacional presta serviço à outra da mesma organização, sem lhe estar subordinada. Esses órgãos prestadores de serviços podem atender a toda empresa ou a alguma parte dela, sendo órgãos que servem aos demais.

  1. Dimensões Organizacionais

Existem dois tipos de dimensões organizacionais, são elas dimensões estruturais e contextuais, a primeira descreve as características internas das organizações, já a segunda descreve as características do ambiente organizacional que modelam as condições e dimensões estruturais.

  1. Dimensões estruturais

Podemos apontar seis elementos das dimensões estruturais:

1.5.1.1 Especialização do trabalho

A especialização do trabalho tem como função reduzir o número de atividades desempenhadas por um funcionário, oferecendo aos trabalhadores a oportunidade de se especializarem na realização de uma única tarefa, tendo assim um ganho de rendimento individual, e maior eficiência na atividade desempenhada.

 Por outro lado o ganho de rendimento nessa determinada tarefa é limitado, pois torna a tarefa desempenhada muito monótona, havendo assim alienação do trabalhador e, a partir de determinado grau de alienação ocorre o decaimento do rendimento.

1.5.1.2 Cadeia de Comando

Tem como função, mostrar a linha de autoridade dentro da empresa através do organograma, ou seja, identifica os papéis de cada um e quem deve responder por quem dentro da sua estrutura organizacional. Sendo assim, cadeia de comando é a definição formal do sentido da comunicação dentro da organização, e da responsabilidade de cada indivíduo que faz parte dela.

1.5.1.3 Amplitude de Controle

Está relacionada com a quantidade de funcionários que um administrador consegue gerir com eficiência, e tem ligação direta com os níveis hierárquicos da organização, quanto maior a amplitude, menor será o número de níveis hierárquicos, tendo assim uma estrutura horizontal. Já para uma amplitude de controle menor, aumenta o número de níveis hierárquicos, produzindo uma estrutura vertical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.7 Kb)   pdf (337.1 Kb)   docx (116.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com